Certificação HACCP para Segurança dos Alimentos

Atualmente essa certificação é obrigatória em muitos países e ela desempenha um papel fundamental no fornecimento de alimentos seguros.

HACCP, ou APPCC, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, é um sistema de gestão da segurança dos alimentos mundialmente reconhecido. Nele, a segurança dos alimentos é mapeada num projeto de análise e controle dos perigos biológicos, químicos e físicos na produção, aquisição, manuseio, fabricação, distribuição, preparação e consumo de matéria-prima de produtos alimentícios. Ao aplicar a metodologia HACCP, você garante a segurança dos alimentos do campo à mesa de maneira eficaz e eficiente.

O HACCP faz parte das regulamentações de segurança dos alimentos exigidas nos Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido e União Europeia. Organizações de fora desses países que obtiverem certificação HACCP poderão ter o acesso comercial facilitado à eles.

De qualquer forma, em qualquer local ou região, os princípios do HACCP são os mesmos. Onde quer que você esteja, a QIMA/WQS pode ajudá-lo a avaliar seus processos de produção de alimentos, resolver quaisquer inconsistências identificadas e obter a certificação HACCP.

O valor de uma certificação HACCP

Como a certificação HACCP se constitui numa aplicação de um forte programa de gestão de segurança dos alimentos, ela prepara sua atividade para quaisquer inspeções e auditorias da área. O HACCP também requer processos eficazes de coleta de dados e relatórios, que podem servir à sua defesa na área jurídica, se houver necessidade. Além disso fornece informações para melhorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos, a precisão do inventário e o controle de custos de sua empresa.

Quando exigido por lei, a certificação HACCP lhe fornece acesso ao mercado. Quer seja exigido ou não, a certificação HACCP o estabelece como uma marca respeitável.

O HACCP ajuda a proteger e provar a segurança e confiabilidade dos seus produtos, prevenindo notícias negativas devido a falhas de segurança e aumentando a confiança do consumidor. A certificação HACCP não apenas garante às autoridades que você atende requisitos de segurança dos alimentos, mas também aos seus clientes.

Princípios do HACCP 

Não importa se sua área é agricultura, produção fabril de alimentos, embalagem, distribuição, vendas no varejo ou serviço de alimentação, os mesmos sete princípios HACCP se aplicam à qualquer um deles:

1. Conduzir uma Análise de Perigo - Conheça os riscos biológicos, químicos ou físicos que podem ocorrer em seus processos e que podem causar doenças e ferimentos se não forem controlados.

2. Determinar os Pontos Críticos de Controle (PCC) - Identifique pontos de atencão no processo em que uma ação de controle pode prevenir, eliminar ou reduzir a níveis aceitáveis ​​um risco à segurança dos alimentos.

3. Estabelecer Limites Críticos - Definir o valor máximo ou mínimo para o qual um parâmetro (por exemplo, temperatura, tempo, dimensões físicas, presença de patógenos) deve ser controlado para prevenir, eliminar ou reduzir o risco à segurança dos alimentos.

4. Estabelecer procedimentos de monitoramento - Observações e medições planejadas que indiquem se um perigo está sob controle em um PCC.

5. Estabelecer Ações Corretivas - Para cada PCC (ponto crítico de controle) onde um LC (limite crítico) não for atendido, determinar as ações a serem tomadas (eliminar a causa, assegurar o controle futuro, descartar o produto).

6. Estabelecer Procedimentos de Manutenção de Registros - Certifique-se de que todas as medidas tomadas em um PCC e quaisquer ações corretivas sejam documentadas e os registros sejam guardados para verificação.

7. Estabelecer Procedimentos de Verificação - Valide se os controles são suficientes para gerenciar os perigos prováveis, assegure-se de que o sistema HACCP esteja funcionando e reavalie o plano periodicamente. 

Ao aplicar esses princípios e colocar em prática um sistema de gestão de segurança dos alimentos que segue os rígidos requisitos de auditoria e controle HACCP, você pode atestar o compromisso de sua organização com a segurança dos alimentos e obter a certificação HACCP da QIMA.

Por que você precisa da certificação HACCP?

  • Agregar valor aos seus produtos, acesse novos mercados e aumente as oportunidades de negócios cumprindo os padrões de segurança dos alimentos mundialmente reconhecidos.
  • Reduzir a exposição aos riscos que prejudicam a reputação da marca, minimize as falhas de segurança dos alimentos que levam a doenças ou ferimentos.
  • Melhorar a confiabilidade da instituição, garanta a segurança dos alimentos corrigindo não conformidades identificadas.
  • Melhorar continuamente a eficiência de seus processos de produção e sistemas de gerenciamento, garantindo ao mesmo tempo a segurança dos alimentos.
  • A certificação HACCP integra os padrões de referência da GFSI, atestando a segurança e a qualidade de seus produtos.

Por que escolher QIMA/WQS para a certificação HACCP?

  • QIMA/WQS oferece certificação HACCP para dar suporte a área de produção e distribuição de alimentos, para colaborar com a proteção da reputação da marca, mitigar riscos e promover produtos alimentares seguros.
  • Nossa equipe com mais de 30 anos de experiência na cadeia de suprimentos da indústria de alimentos está pronta para entregar soluções de qualidade ponta a ponta para o seu negócio.

  • Somos especializados na indústria de alimentos, produção agrícola e pecuária. Temos uma estrutura projetada para facilitar e agilizar processos de certificação complexos, dando todo apoio necessário em todas as etapas do projeto.

  • A QIMA/WQS conta com auditores de alimentos com experiência local, aprovados para vários esquemas em todas as áreas de segurança, qualidade e sustentabilidade de alimentos.

  • Uma auditoria consitente amparada em um modelo mundial de compliance.

  • Mais de 9.000 clientes satisfeitos em todas as etapas da cadeia alimentar são a prova da qualidade, dedicação e sucesso oferecidos pela QIMA/WQS.