Bem-estar animal: Certificações e Auditorias

QIMA / WQS oferece uma gama de certificações e auditorias para ajudar as empresas a cumprir com a qualidade e segurança alimentar e bem-estar animal.

Certificação e auditorias de bem-estar animal

Demonstre seu compromisso com altos padrões de bem-estar animal com a certificação QIMA/WQS em relação aos requisitos internacionais.

Certificação de bem-estar Animal

Com a crescente atenção do público e do mercado no funcionamento interno da indústria de alimentos, os produtores são obrigados a cumprir padrões cada vez mais rígidos de bem-estar animal se quiserem desfrutar de parcerias lucrativas com os principais compradores e evitar reações adversas dos consumidores.

A QIMA/WQS pode ajudá-lo a demonstrar sua conformidade por meio de auditorias e obtendo certificação de acordo com os requisitos internacionais de bem-estar animal. Este projeto foi desenvolvido internamente e desenhado para avaliar o cumprimento nas fazendas, no transporte e nos frigoríficos.

O que é bem-estar animal?

De modo geral, o bem-estar animal se refere a como o animal está lidando com as condições em que vive. Para confirmar que um animal está em bom estado, é necessário que haja verificação científica de que ele é mantido saudável, confortável, bem nutrido e seguro, é capaz de expressar comportamento inato (por exemplo, livre perambulação) e não sofre de dor, medo ou angústia. Alcançar um ótimo bem-estar animal requer prevenção de doenças e tratamento veterinário, abrigo apropriado, manejo, nutrição, manejo e abate humanitários.

Certificação de bem-estar animal

A certificação de bem-estar animal cobre diferentes espécies:

  • Bovino
  • Aves/frangos
  • Suíno

Bem-estar animal PAACO

A PAACO (Professional animal auditor certification) tem como missão promover o bem-estar animal por meio de treinamento de auditores e certificação de auditoria e hoje é reconhecida como autoridade em formação de auditores.

A QIMA/WQS, em parceria com a PAACO, promove com exclusividade no Brasil e América Latina, a formação de auditores que aplicam protocolos de auditoria em bem-estar animal reconhecidos internacionalmente (NAMI: North American Meat Institute e NCC: National Chicken Council), para que as empresas interessadas tenham a oportunidade de evidenciar sua conformidade com os requerimentos e suas equipes sejam motivadas a promover a melhoria contínua de seus processos voltados ao bem-estar animal.

Protocolo produtor do bem

O Produtor do Bem nasceu em 2018 como um selo brasileiro dedicado exclusivamente ao bem-estar dos animais de fazenda. Ele leva em consideração as características da cultura produtiva, do clima e do manejo dos animais.

A QIMA/WQS em parceria com o Produtor do bem, atesta que os produtores atendem exigências objetivas de bem-estar animal.

Por que escolher QIMA/WQS para certificação e auditorias de bem-estar animal?

  • Uma equipe com mais de 30 anos de experiência na cadeia de suprimentos da indústria alimentícia, pronta para entregar soluções de ponta a ponta para o seu negócio.
  • Especializada na área de alimentos, com estrutura projetada para facilitar e agilizar o complexo processo de certificação e apoiá-lo em cada etapa do processo.
  • Auditores locais experientes de alimentos aprovados para vários programas, especializados em todas as áreas de qualidade e segurança dos alimentos.
  • Mais de 9.000 clientes satisfeitos em todas as fases da cadeia de fornecimento dos alimentos.