03/06/20

Certificação GLOBALG.A.P. – Introdução

O mercado de forma geral exige determinados padrões que assegurem uma agricultura segura e sustentável, e a certificação GLOBALG.A.P. oferece um referencial extremamente confiável e conceituado para demonstrar a segurança e sustentabilidade em alimentos agrícolas. Assim, os produtores  certificados podem vender os seus produtos tanto a nível local como a nível mundial. Desta forma, a certificação GLOBALG.A.P. oferece aos produtores um bilhete de entrada no mercado global.

A certificação GLOBAL G.A.P. abrange a certificação de todo o processo de produção agrícola do produto, desde antes de a planta estar no solo (pontos de controle de origem e material de propagação) ou desde a entrada do animal no processo de produção até a obtenção do produto não processado, porém não estão abrangidas as fases de processamento, fabricação ou abate, exceto para o primeiro nível em Aquicultura.

Vantagens da certificação GLOBALG.A.P.

1. Agregar valor aos seus produtos ao estar em conformidade com um referencial reconhecido internacionalmente;

2. Ganhar acesso a novos clientes, mercados, fornecedores e retalhistas globais;

3. Redução dos riscos de segurança alimentar na produção primária, incentivando o desenvolvimento e a adoção de referenciais de garantia agrícola nacionais e regionais, e com um referencial objetivo e testado quanto ao risco, baseado no HACCP, servindo o consumidor e a cadeia alimentar. Serve também como plataforma de comunicação técnica para a melhoria contínua e transparência, por meio de consulta a toda a cadeia alimentar.

4. Aumentar a eficiência da gestão e dos processos agrícolas.

5. Obter um número GLOBALG.A.P. (GGN) para identificação e rastreabilidade fáceis a nível B2B.

Para obter a certificação, os produtores devem cumprir todo o CPCC relevante para seu sub-escopo. Por exemplo, um produtor de morango deve cumprir com o CPCC All Farm Base, o CPCC Standard de Culturas e o CPCC de Frutas e Legumes para receber um Certificado Padrão de Frutas e Legumes GLOBALG.AP IFA.

Com o objetivo de ajudar os produtores a preparar melhor sua propriedade e fazer as alterações necessárias antes que um auditor do organismo de certificação realize uma auditoria ou inspeção, o Global GAP fornece listas de verificação para cada módulo.

O Global GAP prevê duas opções de certificação, sendo elas:

Opção 1:  produtor único com ou sem um sistema de gestão da qualidade opcional

Opção 2: vários produtores com um sistema de gestão da qualidade obrigatório.

A WQS trabalha com excelência dos serviços que presta e a satisfação do cliente é nossa missão. Somos referência para as organizações que desejam acessar os mercados europeus mais importantes nos quais o protocolo GLOBALG.A.P. é um dos critérios de seleção de fornecedores mais importantes. Oferecemos serviços de certificação GLOBALG.A.P. entre em contato conosco através do e-mail comercial@wqscert.com.

Abaixo preparamos algumas questões para entender melhor a sua necessidade em relação a certificação GLOBALG.A.P.

Certificação GLOBALG.A.P.