Certificação 4C para Café

Demonstre sua conformidade com o Código de Conduta 4C para certificar sua cadeia de suprimentos de café como sustentável.

    A 4C Services GmbH uniu-se aos esforços dos cafeicultores, do comércio, da indústria e da sociedade civil para melhorar a vida das pessoas em todo o setor cafeeiro. Operando dentro das três dimensões da sustentabilidade, os membros da 4C trabalham em conjunto para melhorar as condições econômicas, sociais e ambientais por meio de práticas mais sustentáveis ​​e transparentes.

    Como auditor 4C aprovado, QIMA/WQS pode processar sua inscrição para a certificação 4C, inspecionar diferentes elementos de sua cadeia de suprimento de café para verificar a conformidade com o código de conduta 4C e, após avaliação bem-sucedida, solicitar a emissão de um certificado relevante.

    Quais são os critérios da 4C?

    A 4C Services GmbH define sua missão como fornecer o mais alto grau de qualidade, independência, credibilidade e inovação em serviços para o setor cafeeiro. O código de conduta 4C aplica vários critérios em três dimensões de sustentabilidade:

    • Dimensão econômica
    • Dimensão social
    • Dimensão ambiental

    O código apresenta 27 princípios baseados em boas práticas agrícolas e de gestão, responsabilidade social e ambiental, convenções e diretrizes internacionais aceitas no setor cafeeiro, bem como 10 práticas inaceitáveis ​​que uma empresa deve excluir antes de solicitar a certificação 4C.

    O que é avaliado durante a certificação 4C?

    O Código de Conduta 4C é um conjunto de princípios e critérios de sustentabilidade para a produção de grãos de café verde. Seu caráter inclusivo visa atingir produtores que atualmente não participam do mercado de café sustentável e colocá-los em conformidade com critérios de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

    Os principais princípios e critérios 4c são:

    1. Dimensão Econômica:
    • Gestão de Negócios
    • Desenvolvimento de Habilidades e Competências
    • Acesso a Serviços e Informações de Mercado
    • Rastreabilidade
    1. Dimensão Social:
    • Direitos Humanos e Trabalhistas
    • Condições de Trabalho
    1. Dimensão Ambiental:
    • Proteção da Biodiversidade e Áreas com Alto Estoque de Carbono
    • Uso de Pesticidas e Outros Produtos Químicos Perigosos
    • Conservação e Fertilidade do Solo
    • Conservação da Água
    • Gestão de Resíduos
    • Gestão de Resíduos

    Níveis de pontos de controle

    Cada critério envolve pontos de controle específicos a serem avaliados durante a auditoria, a fim de checar a conformidade com os respectivos critérios. O principal pilar do Sistema 4C é o processo de melhoria contínua, que permite uma entrada amena na certificação, seguido de pontos de controle avançados e mais exigentes a serem implementados ao longo de seis anos e cuja conformidade é avaliada em três níveis diferentes de conformidade:

    • Nível 1 de conformidade: Requisitos a serem cumpridos na auditoria inicial de certificação.
    • Nível 2 de conformidade: Requisitos a serem cumpridos na primeira auditoria de recertificação após três anos, além dos pontos de controle do nível 1.
    • Nível de conformidade 3+: Requisitos a serem cumpridos na segunda auditoria de recertificação após seis anos bem como as seguintes, além dos pontos de controle dos níveis 1 e 2.

    Conheça o 4C Add-ons

    A certificação 4C contempla as três dimensões da sustentabilidade, e esses temas estão contidos no Código de Conduta 4C. Porém, para os interessados em ir além, a 4C está oferecendo através de módulos adicionais ao Código de Conduta 4C a abordagem de temas como Igualdade de Gênero, Segurança Alimentar e Pegada de Carbono, chamados de Add-ons (complementos).

    As certificações adicionais produzem um Certificado Adicional 4C, que é válido enquanto o certificado principal do 4C for válido. As auditorias são realizadas presencialmente, e você pode conhecer os add-ons disponíveis a seguir:

    Por que certificar 4C?

    • Fazer parte de uma associação inclusiva que trabalha com mais de 500.000 agricultores em 28 países.
    • Melhorar a transparência e a rastreabilidade em sua cadeia de fornecimento de café.
    • Apoiar e implementar soluções sustentáveis ​​no setor cafeeiro.
    • Ser reconhecido como um negócio responsável na indústria.

    Por que escolher a QIMA/WQS para a certificação 4C?

    • Nossa equipe, com mais de 30 anos de experiência na cadeia de suprimentos da indústria de alimentos, está pronta para entregar soluções de qualidade ponta a ponta para o seu negócio.
    • Especializada na área de alimentos, a QIMA/WQS conta com estrutura projetada para iniciar o seu atendimento com rapidez e disponibilidade para esclarecer qualquer dúvida que possa aparecer ao longo do caminho.
    • Auditores locais experientes e aprovados para vários programas, especializados em todas as áreas de qualidade e segurança dos alimentos.
    • Mais de 9.000 clientes satisfeitos em todas as etapas da cadeia alimentar são a prova da qualidade, dedicação e sucesso oferecidos pela QIMA/WQS.