Gestão de fornecedores

A QIMA/WQS possui especialistas para apoiar sua organização na definição dos critérios de gestão de fornecedores, bem como auditores competentes.

É de conhecimento geral que indústrias alimentícias possuem uma cadeia de fornecimento complexa e, dependendo do seguimento, extensa, o que torna o processo de gestão de seus fornecedores um grande desafio.

Uma das ferramentas utilizada para a gestão de fornecedores é a auditoria de 2ª parte para aprovar, monitorar e verificar a eficácia da implementação dos critérios definidos pela organização, utilizando-se de auditores qualificados para executar essa atividade.

A QIMA/WQS possui especialistas para apoiar sua organização na definição dos critérios de gestão de fornecedores, bem como auditores competentes para realizar as auditorias de avaliação de conformidade em toda a cadeia de fornecimento.

O que significa Gestão de fornecedores?

O GFSI (Global Food Safety Initiative) define em seu Benchmarking (GFSI Benchmarking Requirements – Version 2020) que os processos de aquisição devem ser controlados para garantir que todos os materiais adquiridos, incluindo aqueles comprados externamente e serviços que impactam a segurança dos alimentos, estejam de acordo com os requisitos especificados pela organização ou especificações, assim como com os requisitos de segurança de alimentos e de legislação. Fonte: https://mygfsi.com/news-and-resources/?type=publications

Portanto, entende-se que gestão de fornecedores é um programa de pré-requisitos que toda empresa de alimentos ou que está dentro da cadeia de suprimentos de alimentos deve implementar e monitorar dentro de seu sistema de gestão.

Utilizando auditorias de 2ª parte como ferramenta de Gestão de Fornecedores

Segundo a ISO 19011:2018, auditorias de 2a parte são auditorias conduzidas por organizações, ou por outras pessoas em seu nome, em seus fornecedores, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria (requisitos) são atendidos.

Os critérios de uma auditoria de 2a parte são, portanto, determinados pela empresa que faz a gestão de seus fornecedores e podem contemplar requisitos relacionados com qualidade, segurança de alimentos, requisitos legais, responsabilidade social, etc.

A determinação desses critérios pode ser um desafio para empresas pequenas e/ou com sistemas de gestão menos desenvolvidos. Sendo assim, uma referência para segurança de alimentos é a utilização das listas de verificação do GFSI Global Markets ou dos programas desenvolvidos pelas normas de certificação GFSI no modelo Global Markets, como IFS Global Markets, BRCGS Start! e a SQF Fundamentos.

Conheça os detalhes sobre cada um desses programas, através das páginas abaixo:

  • GFSI Global Markets
  • IFS Global Markets
  • BRCGS Start!
  • SQF Fundamentos

A QIMA/WQS conta com especialistas para apoiá-los na escolha do melhor programa, dependendo das necessidades do seu negócio.

Por que se inscrever no programa de Gestão de fornecedores?

  • Beneficie-se pela experiência de nossos especialistas para apoiá-los no desenvolvimento do programa de gestão de fornecedores da sua organização
  •  Aumente a confiança e melhore a gestão dos riscos associados a sua cadeia de fornecimento
  • Atenda aos requisitos de normas de certificação de segurança de alimentos reconhecidas mundialmente
  • Seja reconhecido como um negócio responsável

Por que escolher o QIMA/WQS para Gestão de fornecedores?

  • Nossa equipe com mais de 30 anos de experiência na cadeia de suprimentos da indústria de alimentos está pronta para entregar soluções de qualidade ponta a ponta para o seu negócio.
  • Especializada na área de alimentos, com estrutura projetada para iniciar o seu atendimento com rapidez e disponibilidade para esclarecer qualquer dúvida que possa aparecer ao longo do caminho.
  • Auditores locais experientes e aprovados para vários programas, especializados em todas as áreas de qualidade e segurança dos alimentos.
  • Mais de 9.000 clientes satisfeitos em todas as etapas da cadeia alimentar são a prova da qualidade, dedicação e sucesso oferecidos pela QIMA/WQS.