Associação à Abrafrutas marca mais um passo na expansão dos serviços do Grupo QIMA

Certificadora internacional agora faz parte dos associados da Abrafrutas, associação que tem como objetivo solucionar os problemas enfrentados pela cadeia produtiva da fruticultura.

O segundo semestre de 2022 marca um importante passo para a Grupo QIMA na expansão de suas soluções para o setor de fruticultura: a certificadora agora faz parte dos associados da Abrafrutas, a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados.

A adesão faz parte da proposta da empresa em expandir seus serviços e soluções para o setor da fruticultura. A Diretora Global de Vendas da QIMA Food, Ana Maria Ishida,  vê nessa aliança uma forma de agregar valor e confiança através de padrões de sustentabilidade e segurança dos alimentos reconhecidos internacionalmente. “Com a associação à Abrafrutas estamos dando um passo à frente para colaborar ainda mais com o setor, reafirmando nosso compromisso com a fruticultura nacional”, afirma.

As soluções do Grupo QIMA, que já são amplamente conhecidas em todo o setor agrícola, agora abrem o leque de serviços abrangendo também a fruticultura. “Estamos disponíveis para a Abrafrutas e seus associados com certificações, auditorias e selos de qualidade que possam, de forma inquestionável, elevar os números de exportações dos produtores nacionais”, acrescenta Mario Berard, CEO da QIMA/WQS. “O mercado produtor e exportador de frutas no Brasil é uma potência global, e queremos ajudar a promover essa força e qualidade no mundo”, completa.  

Abrafrutas: apoio aos produtores e exportadores

A Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados, criada em 2014, tem como proposta representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Os associados da Abrafrutas detêm, aproximadamente, 80% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Apesar de ocupar a 24ª posição no ranking de exportação, o Brasil tem grande potencial para conquistar novos mercados. O país é o 3º maior produtor mundial de frutas, ficando atrás apenas da China e da índia. Dados da Abrafrutas indicam que 58% da produção frutícola brasileira vão para a União Europeia, 15% para o Reino Unido e 12% para os Estados Unidos. “Em 2021 o Brasil exportou 1,2 milhões de toneladas de frutas, alcançando mais de um bilhão de dólares. Ainda somos pequenos se observamos o cenário mundial, mas com condições de crescer”, afirma Waldir Sérgio Promícia, diretor da Abrafrutas.

Com a produção em alta, garantindo a atenção do mercado internacional para as frutas provenientes das nossas terras, os entraves se consolidam em outras esferas, como armazenamento e transporte. O papel da associação é ajudar o produtor a superar esses obstáculos, desenvolvendo uma cultura exportadora em toda a cadeia produtiva. 

A importância da certificação na indústria frutícola

Um dos pontos essenciais para essa cultura é a certificação, que proporciona a oportunidade de expansão dos negócios na fruticultura e contribui para a rentabilidade da atividade.

Dentre as soluções e certificações oferecidas pelo Grupo QIMA, o esquema GLOBALG.A.P., validado pelo GFSI, se destaca. Reconhecido por grandes redes varejistas na Europa, o protocolo foi desenvolvido para garantir aos produtores, fornecedores e compradores que a produção de alimentos da fazenda e as instalações atendem às melhores práticas reconhecidas internacionalmente.

Além do GLOBALG.A.P., outras certificações também são importantes para o setor de frutas, como a certificação social SMETA ou a Rainforest Alliance, que abrangem responsabilidade social, condições de trabalho dos colaboradores e a proteção do meio ambiente.  Alem disso a certificação FSA (Farm Sustainability Assessment) e Orgânica também são oferecidas. “Tendo a produção de frutas voltada para exportação como meta, destacamos os protocolos que estão de acordo com as normas de produção orgânica, importantes tanto para o mercado brasileiro quanto para o internacional”, reitera Ana Ishida.

Muito importante são as inspeções portuarias marinhas e aereas, QIMA Produce dispõe de excelente serviço de controle de qualidade para produtos sendo embarcados.

Grupo QIMA abre novo escritório em Petrolina

Como parte das ações voltadas para a fruticultura, a QIMA está fisicamente mais próxima dos produtores. Desde o dia 27/10, as portas do escritório no Vale do São Francisco estão oficialmente abertas. Petrolina foi a cidade escolhida para servir de ponto de apoio do Grupo QIMA, com serviços de todas as subsidiárias voltadas para a indústria alimentícia, que inclui a QIMA/WQS, a QIMA IBD e a QIMA Produce.

Até a chegada do escritório do Grupo QIMA, não existia nenhuma certificadora fisicamente estabelecida em Petrolina e região, apenas auditores e consultores atuando com certificação localmente. Ana Ishida aponta que, com a abertura do escritório na cidade, a QIMA ressalta o comprometimento de longo prazo com a região do Vale do São Francisco, seus produtores e a indústria da fruticultura. “Viemos para ficar e fazer a diferença, não só levando nossos serviços de inspeção e certificação, mas também desenvolvendo novas soluções de interesse da cadeia produtiva local, como cursos e atividades de difusão de conhecimento em geral”, informa.

Um novo passo rumo ao desenvolvimento

A associação da QIMA à Abrafrutas e a abertura do escritório do grupo em Petrolina definem uma nova etapa nas estratégias de ampliação de serviços para o setor de frutas. “A premissa básica do nosso negócio é  entregar soluções de segurança de alimentos a toda a cadeia do agronegócio brasileira”, finaliza Mario Berard.