Os protocolos de certificação Livre de Antibióticos da QIMA/WQS visam assegurar que os produtos sejam produzidos seguindo os mais rígidos requisitos e atestando que em todas as fases do sistema de criação do animal e na produção de seus produtos, há ausência de antibióticos ou melhoradores de desempenho.

O uso de antibióticos na nutrição animal ocorre desde a década de 1950, quando se descobriu em laboratório que eles poderiam ser usados para promover crescimento e melhorar o desempenho dos animais. Contudo, a aplicação excessiva e sem restrições durante anos resultou em resistência dos animais a alguns medicamentos e diversas discussões.

Consumidores atentos à constantes avaliações e pesquisas a esse respeito passaram a exigir a exclusão total do antibiótico, não só nas ações preventivas, para promover o crescimento dos animais como para banir o uso, inclusive como tratamento curativo. Produtores estão atentos para atender não só esse grupo de consumidores, mas também às redes de supermercados e indústrias de alimentos que querem ter em seu portfólio, produtos oferecidos sem o uso de antibióticos.

Qual o valor do Selo livre de antibióticos QIMA/WQS?

O Selo livre de antibióticos atesta que não há uso do medicamento na criação daquele animal, de nenhuma forma, nem preventiva para melhorar a produção, nem curativa (como remédio). Produtos alimentares podem ser produzidos de diversas formas, permitindo ao consumidor a liberdade de escolha. O Selo livre de antibióticos serve para atender uma exigência específica de um grupo de consumidores que acredita que os produtos livres de antibióticos são mais benéficos para a saúde!

Princípios do Livre de Antibióticos: O que o Selo QIMA/WQS atesta

A certificação pode ser aplicada tanto aos produtores (produção primária) quanto às indústrias de alimentos, assegurando que nas fases do sistema de produção do animal, incluindo manejo nutricional e sanitário e no processo de produção do produto (abate, processamento e embalagem) não são utilizados promotores de crescimento e antibióticos, além de atestar que a rastreabilidade é mantida através de toda a cadeia produtiva.

Após a auditoria e resultados de análises laboratoriais das rações e dos produtos finais, os procedimentos de produção da empresa são certificados, atestando que atendem aos requisitos abaixo:

  • Os ingredientes da dieta são de origem vegetal;
  • Não são utilizados promotores de crescimento, antibióticos e anticoccidianos;
  • A rastreabilidade é mantida através de toda a cadeia produtiva.

Por que você precisa do Selo livre de antibióticos?

  • Porque ele oferece uma oportunidade de mostrar ao mercado e aos consumidores, o processo rígido de auditoria e certificação pelo qual sua empresa é submetida;
  • É aplicado na embalagem do produto e comunica-se de forma clara e direta com o seu consumidor;
  • Destaca o seu produto na prateleira dos concorrentes;
  • Ganha a confiança do consumidor final;
  • Grandes varejistas e indústrias de alimentos, priorizam o trabalho com fornecedores e produtores que já possuem protocolos de segurança de alimentos;
  • Torna a empresa mais transparente e alinhada com valores éticos e de sustentabilidade que regem o mercado global hoje.

Por que escolher o Selo de Livre de Antibióticos QIMA/WQS?

  • Nossa equipe com mais de 30 anos de experiência na cadeia de suprimentos da indústria de alimentos está pronta para entregar soluções de qualidade ponta a ponta para o seu negócio.
  • Especializada na área de alimentos, com estrutura projetada para iniciar o seu atendimento com rapidez e disponibilidade para esclarecer qualquer dúvida que possa aparecer ao longo do caminho.
  • Auditores locais experientes e aprovados para vários programas, especializados em todas as áreas de qualidade e segurança dos alimentos.
  • Mais de 9.000 clientes satisfeitos em todas as etapas da cadeia alimentar são a prova da qualidade, dedicação e sucesso oferecidos pela QIMA/WQS.