O uso de antibióticos na nutrição animal ocorre desde a década de 1950, quando foi descoberto em laboratório que essas substâncias poderiam ser usadas para promover crescimento e melhorar o desempenho do rebanho. Contudo, a aplicação excessiva e sem restrições durante anos resultou em resistência dos animais a alguns medicamentos e acarretou diversas discussões no setor. Consumidores atentos às avaliações e pesquisas passaram a exigir a exclusão do antibiótico não apenas nas ações preventivas, mas também no tratamento curativo, banindo de uma vez a utilização desses componentes. Alertas e em acordo com as exigências, os produtores estão buscando cada vez mais atender consumidores, redes de supermercados e indústrias de alimentos que querem consumir e ter em seus portfólios produtos sem o uso de antibióticos. |
Qual o valor do Selo livre de antibióticos QIMA/WQS?
O Selo Livre de Antibióticos assegura que não há uso de forma alguma dos componentes na criação daquele animal: nem preventiva (para melhorar a produção), nem curativa (como remédio). Produtos alimentares podem ser produzidos de diversas formas, permitindo ao consumidor a liberdade de escolha. O Selo Livre de Antibióticos serve para atender uma exigência específica de um grupo de usuários que acredita que os produtos livres de substâncias medicamentosas são mais benéficos para a saúde.
A certificação pode ser aplicada tanto aos produtores (produção primária) quanto às indústrias de alimentos, assegurando que nas fases do sistema de produção do animal, incluindo manejo nutricional e sanitário, bem como no processo de produção do produto (abate, processamento e embalagem), não são utilizados promotores de crescimento e antibióticos. O selo atesta também que a rastreabilidade é mantida através de toda a cadeia produtiva.
Após a auditoria e resultados de análises laboratoriais das rações e dos produtos finais, os procedimentos de produção da empresa são certificados, validando os requisitos abaixo:
Através desse processo, a organização obtém o certificado e a licença para usar a marca “Livre de Antibióticos”, passando por auditorias em intervalos regulares para manter o seu status de empresa certificada e autorizada a usar o selo para fazer a comunicação com seus consumidores de forma clara no ponto de venda.
O Selo Livre de Antibióticos fortalece a marca e o compromisso da companhia em fornecer aos seus consumidores transparência e um produto de confiança.
Obrigada - Sua solicitação foi enviada.
Retornaremos para você em breve.
Voltar
This site is protected by copyright and trademark laws under US and international law. |
QIMA WQS © 2024 |