Perguntas frequentes: Selos de Qualidade

Confira as principais dúvidas sobre os nossos selos de qualidade

Quais são os selos de Qualidade da QIMA/WQS?

A QIMA/WQS contém em seu portfólio os seguintes selos de qualidade: Selo Bem-estar Animal, Selo Livre de Antibióticos e Selo Sistema de Segurança de Alimentos - HACCP.


O que é o Selo de Qualidade QIMA/WQS e o que ele representa?

O selo QIMA/WQS no produto funciona como uma forma de validação de que aquela empresa cumpriu com todos os requisitos de qualidade e segurança durante o seu processo de produção do alimento, através de evidências que comprovam a sua conformidade com as normas, durante a auditoria realizada por uma certificadora independente. Somente após aprovada no processo de auditoria é que a empresa pode optar pela inserção do selo na embalagem.


Quais os benefícios e a importância do selo de qualidade para a empresa certificada?

Os selos de qualidade são um grande diferencial competitivo, servindo como uma forma de comunicar ao mercado que a produção daquele alimento seguiu os mais rígidos critérios e protocolos em seu processo. Além disso, é uma grande ferramenta para destacar e comunicar ao consumidor final que aquele alimento é seguro e de alta qualidade, sendo atestados por uma auditoria independente, agregando valor a marca, abrangendo novos mercados, ganhando destaque no ponto de venda com o consumidor final e claro, ganhando reconhecimento como uma empresa responsável e transparente.

Quais requisitos os produtos devem atender para possuir o Selo de Qualidade QIMA/WQS?

 Os produtos não precisam atender aos requisitos, quem deve atender os requisitos são as empresas e seus processos de produção. A QIMA/WQS fica responsável pela auditoria e através dela, o auditor responsável consegue identificar se a empresa está cumprindo todos os protocolos exigidos de acordo com a certificação e suas normas, podendo assim o auditor solicitar correções ou aprovações no processo para empresa. Quando tudo estive dentro do exigido, é possível conquistar o selo de qualidade.


Existe alguma taxa ou contrato de licença para uso do selo?

Sim, para obter o selo, além da empresa ter que ser certificada pela QIMA/WQS, existe um contrato anual de uso de licença da marca para utilização do selo de qualidade em seus produtos. O valor depende de cada empresa, do tempo de uso e etc.

Para mais informações sobre valores, você pode enviar um e-mail para: atendimento@wqscert.com.

 

O uso do selo é obrigatório para quem possui uma certificação QIMA/WQS? O uso do selo é opcional.

O uso do selo é opcional. A empresa não é obrigada a obter, mas diante de todos os benefícios que ele proporciona, nós da QIMA/WQS recomendamos aos clientes, afinal é uma ótima ferramenta de comunicação ao mercado e valorização de marca.

Quais tipos de empresas pode obter o Selo de Qualidade?

Qualquer indústria de alimentos que for certificada de Bem-estar Animal, Livre de Antibióticos, HACCP ou Não-OGM, ou seja, empresas que forem aprovadas nos protocolos aplicados.

Minha empresa já usa um dos logotipos antigos. Quando devemos mudar para o uso do novo selo?

Assim que a empresa obter as novas embalagens, você pode adquirir o selo mais atualizado. O Departamento de Marketing da QIMA/WQS está à disposição para auxilia-los nesse processo.

Como minha empresa pode enviar novos designs de embalagem com o selo para aprovação?

 A QIMA/WQS conta com o departamento de Marketing para prestar todo auxílio aos nossos clientes. Para enviar a sua embalagem, basta entrar em contato pelo e-mail: atendimento@wqscert.com.

Que estratégias de marketing minha empresa pode utilizar com o selo de qualidade QIMA/WQS?

Existem várias estratégias de Marketing para serem realizadas com o selo de qualidade e o departamento de Marketing da QIMA/WQS pode te auxiliar com algumas dicas:

  1. A comunicação através dos Selos de Qualidade!
  • Ferramentas de marketing e comunicação para promover o selo;
  • Apoio técnico e de design nos rótulos do seu produto
  • Materiais promocionais e de conteúdo informativo para fundamentar e dar sentido ao Selo no ponto de venda.
  1. Estratégias para desenvolvimento de relacionamentos (físicos):
  • Com varejo de portes diversos como supermercados;
  • Comunicação com imprensa;
  • Com associações e revistas alinhados com especificações do produto e setor de atuação;
  • Materiais promocionais desenvolvidos em parceria - Sinalização dos itens de ponto de venda, brindes e folders;
  • Estudo de caso sobre sua empresa.
  1. Sugestões para comunicação nas Redes Sociais
  • Como criar uma presença online – seleção das redes mais relevantes e segmentação de relações a serem trabalhadas em cada rede social;
  • Sugestões de posts nas redes sociais;
  • Criar e participar de Webinars e eventos com conteúdo que tenham afinidade com seu produto.
  1. Interação com as “timelines” e demais mídias da QIMA/ WQS
  • Publique notícias sobre sua empresa em suas mídias: redes, site, blog e nós ajudaremos na divulgação, compartilhando em nossos meios de comunicação;
  • Liste os varejistas que oferecem seus produtos em nosso diretório online.

Ainda não possuo uma certificação da QIMA/WQS, como posso obter?

Primeiramente, deve-se escolher a certificação que se adequa corretamente ao seu produto e negócio.  Cada certificação possui processos e normas diferentes. Para entender mais sobre o assunto e obter mais informações, entre em contato com a nossa equipe comercial para te auxiliar em todo o processo.

O que a empresa QIMA/WQS oferece além dos Selos?

A QIMA/WQS oferece soluções para a indústria de alimentos por meio de certificações, inspeções, auditorias e treinamentos que garantem a segurança e qualidade dos alimentos em todo seu processo produtivo.

Como posso contatar em caso de reclamações ou de dúvidas adicionais?

A QIMA/WQS tem um canal exclusivo para atender os clientes com suas dúvidas, sugestões e reclamações. Através do nosso Customer Service, estamos à disposição para entender suas necessidades. Sinta-se à vontade para nos encaminhar um email para: atendimento@wqscert.com.