Cadeia de fornecimento sustentável

Sustentabilidade e Consumidores mais exigentes 

A sustentabilidade e sustentabilidade alimentícia estão no centro das decisões e ações proativas tomadas por diversas empresas na indústria de alimentos, que visam gerar menor impacto ambiental, reduzir o desperdício e a poluição, preservar o bem-estar animal, respeitar um ambiente de trabalho justo e equitativo e, não menos importante, produzir alimentos de alta qualidade, que sejam igualmente seguros, nutritivos e acessíveis. A produção de alimentos só pode ser considerada segura se for também sustentável.

Os consumidores estão cada vez mais conscientes, exigentes e bem informados. No Brasil, a The Nature Conservancy revelou em Novembro de 2020, que 76% dos consumidores são considerados bem informados e que destes, 86% confiam na indústria alimentar. Paralelamente, o estudo Estilos de Vida 2019 da Nielsen aponta que 73% dos consumidores saudáveis afirmam que gastariam mais com marcas que se preocupam com o meio ambiente, porém, 43% deles declaram que ainda é difícil encontrar produtos sustentáveis nas lojas.

É portanto uma prioridade a transparência e sustentabilidade na cadeia alimentar que permitam aos consumidores conhecer e escolher alimentos que sejam tanto seguros como saudáveis, mas também que a sua escolha contribuirá para um menor impacto no ambiente e planeta.

QIMA/WQS, nosso papel na sustentabilidade e soluções de certificação 

A QIMA/WQS, está em posição privilegiada e altamente preparada para ajudar a sua empresa a garantir ética, integridade e responsabilidade ambiental e para com o planeta, bem-estar animal, práticas agrícolas e pecuárias mais sustentáveis, e com recurso a tecnologias e técnicas mais eficientes, que impulsionem a sua produtividade e a resiliência numa economia circular.

Reconhecida internacionalmente, A QIMA/WQS oferece serviços de auditoria, inspeção, treinamento e certificação alinhados com a sustentabilidade e facilmente ajustáveis ao seu modelo e estratégia de negócio sustentável.

Auditorias, Programas e Certificação Sustentáveis

  • Auditoria e Certificação Bem-estar Animal: atesta, por meio de padrões humanitários, o respeito, bem-estar e ética animal em todo o processo, desde a produção agrícola e criação animal, até ao transporte e abate dos animais. Culminando com diminuição do impacto no meio ambiente, nas emissões de gases de efeito estufa e proporcionando, assim, produção e processamento de produtos cárneos de maior qualidade.
  • Certificação Cage-Free: atesta, por meio de elevado padrão desenvolvido pela QIMA/WQS em parceria com a PAC (Preparation Audit Consultants), que a criação de aves seja adequada e com respeito e atenção ao bem-estar das mesmas.
  • Certificação Orgânico Brasil: atesta que o sistema de produção e processamento adotam técnicas de otimização no uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais.
  • Certificação Rainforest Alliance: se propõe a criar um mundo mais sustentável. Para isso se utiliza da influência da sociedade e do mercado com intuito de proteger a natureza e melhorar a vida de produtores rurais e comunidades florestais. 
  • Certificação 4C: atesta um elevado padrão de sustentabilidade independente, com o objetivo de ancorar a sustentabilidade econômica, social e ambiental e estabelecer cadeias de fornecimento de café sustentáveis confiáveis e rastreáveis.
  • Auditoria SMETA (Auditoria Ética Comercial dos Membros da Sedex): assegura o cumprimento do Código Base da ETI, fundado nas convenções da Organização Internacional do Trabalho, bem como nas leis locais relevantes e as Normas Trabalhistas e Saúde e Segurança.
  • Certificação GLOBALG.A.P. Integrated Farm Assurance (IFA): estabelece padrões que cobrem todos os estágios da produção, desde atividades pré-colheita, como manejo do solo e aplicação de produtos fitofarmacêuticos, até o manuseio, embalagem e armazenamento de produtos pós-colheita. Potencia a sua certificação de sustentabilidade através de:
    • Certificação GRASP ou GLOBAL G.A.P. Risk Assessment on Social Practice (Avaliação de risco na prática social): modelo voluntário pronto para uso desenvolvido para avaliar as práticas sociais na fazenda, abordando aspectos específicos da saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores.
    • Certificação Tesco (módulo) NURTURE: se concentra no gerenciamento de Lista de Produtos de Proteção de Plantas (PPPL) para fornecedores primários da Tesco.
  • Certificação BRCGS Plant-Based: A certificação BRCGS à base de plantas BRCGS garante a inexistência de insumos de origem animal em: produtos industrializados, processados e embalados, de base vegetal. Esses produtos são, além dos alimentos processados e industrializados, alimentos para pets, produtos naturais para a saúde e ingredientes utilizados empresas de foodservice, empresas de catering e fabricantes de alimentos.

Por quê a Certificação de Sustentabilidade?

Obter Certificação em uma ou várias das soluções e programas que oferecemos, ajudará você a:

  • Elevar e harmonizar os padrões de sustentabilidade com os padrões internacionais;
  • Se posicionar de forma responsável e sustentável para com o ambiente (solos, água, controlo nas emissões de gases e desperdícios), aumentando os ganhos de produtividade.
  • Garantir uma reputação associada à transparência e sustentabilidade, enviando uma mensagem de qualidade aos seus consumidores e produtores.

Por quê escolher a QIMA/WQS para a garantia de sustentabilidade? 

  • Uma equipe com mais de 30 anos de experiência na cadeia de suprimentos da indústria alimentícia, pronta para entregar soluções de ponta a ponta para o seu negócio.
  • O maior organismo de certificação no Brasil, com mais de 9.000 clientes satisfeitos em todas as fases da cadeia de fornecimento dos alimentos.
  • Especializada na área de alimentos, com estrutura projetada para facilitar e agilizar o complexo processo de certificação e apoiá-lo em cada etapa do processo.
  • Auditores locais experientes de alimentos aprovados para vários programas, especializados em todas as áreas de qualidade, segurança e sustentabilidade dos alimentos.