O segundo semestre de 2022 marca um importante passo para a Grupo QIMA na expansão de suas soluções para o setor de fruticultura: a certificadora agora faz parte dos associados da Abrafrutas, a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados.
A adesão faz parte da proposta da empresa em expandir seus serviços e soluções para o setor da fruticultura. A Diretora Global de Vendas da QIMA Food, Ana Maria Ishida, vê nessa aliança uma forma de agregar valor e confiança através de padrões de sustentabilidade e segurança dos alimentos reconhecidos internacionalmente. “Com a associação à Abrafrutas estamos dando um passo à frente para colaborar ainda mais com o setor, reafirmando nosso compromisso com a fruticultura nacional”, afirma.
As soluções do Grupo QIMA, que já são amplamente conhecidas em todo o setor agrícola, agora abrem o leque de serviços abrangendo também a fruticultura. “Estamos disponíveis para a Abrafrutas e seus associados com certificações, auditorias e selos de qualidade que possam, de forma inquestionável, elevar os números de exportações dos produtores nacionais”, acrescenta Mario Berard, CEO da QIMA/WQS. “O mercado produtor e exportador de frutas no Brasil é uma potência global, e queremos ajudar a promover essa força e qualidade no mundo”, completa.
Abrafrutas: apoio aos produtores e exportadores
A Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados, criada em 2014, tem como proposta representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Os associados da Abrafrutas detêm, aproximadamente, 80% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Apesar de ocupar a 24ª posição no ranking de exportação, o Brasil tem grande potencial para conquistar novos mercados. O país é o 3º maior produtor mundial de frutas, ficando atrás apenas da China e da índia. Dados da Abrafrutas indicam que 58% da produção frutícola brasileira vão para a União Europeia, 15% para o Reino Unido e 12% para os Estados Unidos. “Em 2021 o Brasil exportou 1,2 milhões de toneladas de frutas, alcançando mais de um bilhão de dólares. Ainda somos pequenos se observamos o cenário mundial, mas com condições de crescer”, afirma Waldir Sérgio Promícia, diretor da Abrafrutas.
Com a produção em alta, garantindo a atenção do mercado internacional para as frutas provenientes das nossas terras, os entraves se consolidam em outras esferas, como armazenamento e transporte. O papel da associação é ajudar o produtor a superar esses obstáculos, desenvolvendo uma cultura exportadora em toda a cadeia produtiva.
A importância da certificação na indústria frutícola
Um dos pontos essenciais para essa cultura é a certificação, que proporciona a oportunidade de expansão dos negócios na fruticultura e contribui para a rentabilidade da atividade.
Dentre as soluções e certificações oferecidas pelo Grupo QIMA, o esquema GLOBALG.A.P., validado pelo GFSI, se destaca. Reconhecido por grandes redes varejistas na Europa, o protocolo foi desenvolvido para garantir aos produtores, fornecedores e compradores que a produção de alimentos da fazenda e as instalações atendem às melhores práticas reconhecidas internacionalmente.
Além do GLOBALG.A.P., outras certificações também são importantes para o setor de frutas, como a certificação social SMETA ou a Rainforest Alliance, que abrangem responsabilidade social, condições de trabalho dos colaboradores e a proteção do meio ambiente. Alem disso a certificação FSA (Farm Sustainability Assessment) e Orgânica também são oferecidas. “Tendo a produção de frutas voltada para exportação como meta, destacamos os protocolos que estão de acordo com as normas de produção orgânica, importantes tanto para o mercado brasileiro quanto para o internacional”, reitera Ana Ishida.
Muito importante são as inspeções portuarias marinhas e aereas, QIMA Produce dispõe de excelente serviço de controle de qualidade para produtos sendo embarcados.
Grupo QIMA abre novo escritório em Petrolina
Como parte das ações voltadas para a fruticultura, a QIMA está fisicamente mais próxima dos produtores. Desde o dia 27/10, as portas do escritório no Vale do São Francisco estão oficialmente abertas. Petrolina foi a cidade escolhida para servir de ponto de apoio do Grupo QIMA, com serviços de todas as subsidiárias voltadas para a indústria alimentícia, que inclui a QIMA/WQS, a QIMA IBD e a QIMA Produce.
Até a chegada do escritório do Grupo QIMA, não existia nenhuma certificadora fisicamente estabelecida em Petrolina e região, apenas auditores e consultores atuando com certificação localmente. Ana Ishida aponta que, com a abertura do escritório na cidade, a QIMA ressalta o comprometimento de longo prazo com a região do Vale do São Francisco, seus produtores e a indústria da fruticultura. “Viemos para ficar e fazer a diferença, não só levando nossos serviços de inspeção e certificação, mas também desenvolvendo novas soluções de interesse da cadeia produtiva local, como cursos e atividades de difusão de conhecimento em geral”, informa.
Um novo passo rumo ao desenvolvimento
A associação da QIMA à Abrafrutas e a abertura do escritório do grupo em Petrolina definem uma nova etapa nas estratégias de ampliação de serviços para o setor de frutas. “A premissa básica do nosso negócio é entregar soluções de segurança de alimentos a toda a cadeia do agronegócio brasileira”, finaliza Mario Berard.
Obrigada - Sua solicitação foi enviada.
Retornaremos para você em breve.
Voltar
This site is protected by copyright and trademark laws under US and international law. |
QIMA WQS © 2024 |