Zinho, empresa produtora pão de alho, é certificada com o Selo de Sistema de Segurança dos Alimentos - HACCP

A certificação oferece um adicional para confirmação de segurança e confiança, que garante aos clientes e parceiros que seus produtos seguem os critérios do Sistema de Segurança de Alimentos - HACCP

Em 1998, em uma pequena padaria de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, surgiu uma grande ideia de negócio: impulsionar a venda de farinha criando uma receita especial para um dos acompanhamentos mais populares do churrasco, o pão de alho. O insight deu tão certo que, em 2004, foi fundada a Zinho - a primeira fábrica exclusiva de pão de alho no Brasil.

Ao longo desse tempo, a Zinho tem contabilizado grandes conquistas. Além da originalidade do produto, o pão de alho da marca passou a ser distribuído em todos os estados brasileiros e a Zinho se tornou pioneira na exportação do produto, levando o nome e o sabor da empresa para os Estados Unidos, Paraguai e Uruguai. Contudo, nada foi por acaso. O sucesso colhido nessas duas décadas se deu por muito esforço, dedicação e coragem para inovar.

Estudo de Caso

Em 2019, a Zinho passou a automatizar toda a sua produção, elevando a companhia ao patamar de indústria. Em 2020 a empresa cresceu 45% em relação ao primeiro semestre de 2019, alcançado a marca de produção de 100 mil bandejas de pães por dia.

Focada em oferecer qualidade e segurança, a Zinho partiu em busca de agregar mais valor à marca através da certificação. Sob a supervisão da certificadora internacional QIMA/WQS, a certificação HACCP com a utilização do selo para fortalecer a imagem da empresa ZINHO, agregando confiabilidade.

O desafio

A produtora de pão de alho tinha como meta fomentar novas estratégias comerciais com a produção de marcas próprias. De acordo com Aline Araújo, Coordenadora de Qualidade e Segurança de Alimentos da Zinho, a qualidade da marca já era reconhecida pelo setor varejista, mas para conquistar mais espaço e fazer com que que essas redes de varejo passassem a distribuir através de suas bandeiras os alimentos produzidos pela Zinho, era preciso ter um diferencial: a certificação.

Um dos principais motivos para que a empresa escolhesse a QIMA/WQS foi por já conhecer a certificadora de outros trabalhos e pela possibilidade de exibir o selo na embalagem. Aline comenta que, além de conquistar espaço entre o setor varejista, uma das reinvindicações da Zinho era levar ao consumidor final informações claras e acessíveis sobre a segurança dos alimentos. “Poderíamos ter obtido a certificação através de outra empresa, mas o processo não nos concederia o selo para exibir na embalagem. Fazer a informação chegar ao consumidor final era de extrema importância para a Zinho, por isso escolhemos a QIMA/WQS, que oferecia a certificação e o selo. Foi o casamento perfeito”, pontua.

O processo

Já certificada com a IFS Global Markets, que tem como uma de suas premissas o HACCP, a Zinho precisava de uma certificação voltada para a gestão de segurança de alimentos. Aline aponta que, no caso da ferramenta do HACCP, quando bem gerenciada, ajuda a empresa a ter uma visão mais sistêmica pela análise de risco em relação à contaminação do produto e como essa questão pode ser tratada - isso foi um fator importante para a escolha do protocolo. “Através da análise de perigo, conseguimos identificar o que está falho em nosso processo e, a partir daí, conseguimos identificar medidas de controle”, explica.

Avaliação e implementação

Com a certificação e o selo HACCP QIMA/WQS definidos no início de 2021, a primeira auditoria foi realizada ainda no primeiro semestre do mesmo ano, por volta de maio/junho. Como a Zinho já possuía a certificação IFS, a empresa tinha o esquema da auditoria montado, o que ajudou a facilitar todo o processo, precisando apenas adaptar alguns itens do checklist.

Para a Zinho, trabalhar mais uma vez com a QIMA/WQS foi extremamente positivo. Alguns dos pontos elencados nessa relação de parceria foram:

  • Equipe sempre disponível, garantindo a agilidade no atendimento e processo de certificação;
  • Equipe técnica altamente qualificada para as orientações do processo de Certificação;
  • Negociação comercial objetiva;
  • Auditores altamente capacitados.

Em relação aos auditores, a empresa destaca, profissionalismo na condução das auditorias, agregando a empresa ZINHO a confiança na credibilidade do processo de Certificação HACCP para a utilização do selo em seus produtos  e com isso fomentar as oportunidades de negócios qual a empresa estava almejando.  

Resultados

Poder levar a informação de segurança dos alimentos através do selo na embalagem dos produtos foi de suma importância: “Isso não foi positivo apenas para o consumidor final, foi muito importante para nós aqui dentro da empresa também”, comenta Aline .


Em uma recente pesquisa de dados de liderança realizada pela Agência Nielsen, foi constatado que 92,2% dos entrevistados consomem pão de alho.


Entre os consumidores que optam pela marca, 63,25% escolhem pelo sabor e 44,58% pela qualidade


A Zinho ocupa a liderança na venda de pão de alho nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-oeste. No Sul, onde o posto de líder ainda não foi conquistado, os esforços estão concentrados para que, em pouco tempo, a Zinho também ocupe a primeira posição em preferência.

A liderança da Zinho em quase todo o país e a confiança na marca por parte do público consumidor são resultados da implementação do selo e da certificação. A meta agora é manter o padrão de qualidade e expandir para novos mercados.