No último dia 30 de março, em São Paulo, mais de 200 participantes se reuniram para discutir o tema "Gerenciando os caminhos da segurança dos alimentos e produtos" durante o V Fórum de Segurança dos Alimentos BRCGS. O evento proporcionou um espaço importante para o debate e a troca de conhecimentos sobre as melhores práticas e tendências para o setor. “O apoio da QIMA/WQS ao V Fórum de Segurança de Alimentos BRCGS foi uma experiência enriquecedora para toda a equipe, pois permitiu que nossos profissionais trocassem experiências e conhecimentos com outros profissionais do setor. O fórum contribuiu para o aprimoramento da cultura de segurança dos alimentos e fortaleceu ainda mais o compromisso das empresas em garantir a qualidade e segurança dos produtos oferecidos.", afirmou Mario Berard, CEO da QIMA/WQS.
O evento contou com a presença de mais de 10 palestrantes, que debateram assuntos relevantes e atualizações sobre a segurança dos alimentos. Nas palestras, a QIMA/WQS foi representada pela Gerente de Operações Deise Tanaka, que levou o tema “BRCGS: Além dos requisitos de auditoria”, destacando os processos envolvidos na norma BRCGS, que passou por uma atualização para a Versão 9 em fevereiro deste ano.
Além da palestra de Deise Tanaka, que abordou a mudança, a atualização para a Versão 9 do protocolo foi o principal assunto exposto por Juliane Silva, representante da BRCGS no Brasil. Com o tema “BRCGS Segurança de Alimentos Versão 9 - O que mudou?”, Juliane destacou as principais influências para chegar à Versão 9 da norma, citando maior clareza e desenvolvimento da cultura de segurança do produto e desejo de aprimorar os requisitos relacionados às atividades principais de segurança do produto, entre outros. Sobre a importância do evento, Juliane declarou que “eventos como esse são essenciais para aprimorar a garantia da cadeia de suprimentos e compartilhar conhecimento, insights e novos desenvolvimentos. Além disso, é uma ótima oportunidade para estabelecer conexões e networking com pessoas que compartilham da mesma visão e objetivos”.
O evento abordou, ainda, uma série de tópicos importantes, incluindo liderança na garantia da cadeia de suprimentos global, fraude em alimentos e produtos, análises laboratoriais, desafios na indústria de bebidas, projeto sanitário e programas de higienização, cibersegurança, sustentabilidade, cultura de segurança de produto e segurança na produção de produtos livres de glúten.
“Liderando o caminho na garantia da cadeia de suprimentos global” foi um dos temas mais importantes discutidos durante o fórum. Jessica Burke, Delivery Partner Relationship Manager da BRCGS, enfatizou que as empresas estão mais focadas do que nunca na integridade dos seus produtos. Ela compartilhou, ainda, um levantamento que revela que o setor de alimentos é o mais procurado no Brasil para obter a certificação da norma, seguido pelo setor de embalagem de produtos. Esses dados destacam a importância crescente da segurança dos alimentos e da qualidade dos produtos na indústria, e reforçam a necessidade das empresas se adequarem às normas e regulamentações do setor.
Outro tema bastante explorado foi a sustentabilidade, com a palestra “Sustentabilidade e Segurança de Alimentos”, apresentada por Juliani Arimura, responsável pelo desenvolvimento de negócios em certificações e programas de auditoria para os clientes da indústria de alimentos e redes de varejos no Brasil. Juliani refletiu sobre a importância de adotar práticas sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos, garantindo que os produtos sejam produzidos de forma responsável.
Com a realização do V Fórum de Segurança dos Alimentos BRCGS, ficou evidente a importância de promover debates e atualizações constantes sobre a segurança de alimentos e produtos em toda a cadeia de fornecimento. O evento proporcionou um ambiente rico para troca de experiências e informações relevantes para a melhoria contínua da gestão de segurança de alimentos, além de trazer atualizações importantes sobre a norma BRCGS. “Temos o compromisso de promover uma cultura de segurança dos alimentos. A certificação BRCGS é um dos principais pilares para garantir a segurança dos produtos alimentícios e acreditamos em seu potencial. Como o apoio da QIMA/WQS ao evento, reiteramos esse objetivo de incentivar o crescimento do protocolo no Brasil e apoiar as empresas já certificadas”, concluiu Mario Berard.
Obrigada - Sua solicitação foi enviada.
Retornaremos para você em breve.
Voltar
This site is protected by copyright and trademark laws under US and international law. |
QIMA WQS © 2024 |