É de conhecimento geral que indústrias alimentícias possuem uma cadeia de fornecimento complexa e, dependendo do seguimento, extensa, o que torna o processo de gestão de seus fornecedores um grande desafio.
Uma das ferramentas utilizada para a gestão de fornecedores é a auditoria de 2ª parte para aprovar, monitorar e verificar a eficácia da implementação dos critérios definidos pela organização, utilizando-se de auditores qualificados para executar essa atividade.
A QIMA/WQS possui especialistas para apoiar sua organização na definição dos critérios de gestão de fornecedores, bem como auditores competentes para realizar as auditorias de avaliação de conformidade em toda a cadeia de fornecimento.
O GFSI (Global Food Safety Initiative) define em seu Benchmarking (GFSI Benchmarking Requirements – Version 2020) que os processos de aquisição devem ser controlados para garantir que todos os materiais adquiridos, incluindo aqueles comprados externamente e serviços que impactam a segurança dos alimentos, estejam de acordo com os requisitos especificados pela organização ou especificações, assim como com os requisitos de segurança de alimentos e de legislação. Fonte: https://mygfsi.com/news-and-resources/?type=publications
Portanto, entende-se que gestão de fornecedores é um programa de pré-requisitos que toda empresa de alimentos ou que está dentro da cadeia de suprimentos de alimentos deve implementar e monitorar dentro de seu sistema de gestão.
Segundo a ISO 19011:2018, auditorias de 2a parte são auditorias conduzidas por organizações, ou por outras pessoas em seu nome, em seus fornecedores, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria (requisitos) são atendidos.
Os critérios de uma auditoria de 2a parte são, portanto, determinados pela empresa que faz a gestão de seus fornecedores e podem contemplar requisitos relacionados com qualidade, segurança de alimentos, requisitos legais, responsabilidade social, etc.
A determinação desses critérios pode ser um desafio para empresas pequenas e/ou com sistemas de gestão menos desenvolvidos. Sendo assim, uma referência para segurança de alimentos é a utilização das listas de verificação do GFSI Global Markets ou dos programas desenvolvidos pelas normas de certificação GFSI no modelo Global Markets, como IFS Global Markets, BRCGS Start! e a SQF Fundamentos.
Conheça os detalhes sobre cada um desses programas, através das páginas abaixo:
A QIMA/WQS conta com especialists para apoiá-los na escolha do melhor programa, dependendo das necessidades do seu negócio.
Obrigada - Sua solicitação foi enviada.
Retornaremos para você em breve.
Voltar
This site is protected by copyright and trademark laws under US and international law. |
QIMA WQS © 2024 |