Estima-se que na próxima década o setor de embalagem terá cada vez mais importância para as indústrias de bens de consumo. Com o mercado brasileiro em constante transformação e crescimento, estudiosos dizem que a embalagem se destacará como componente inovador de produtos alimentícios, farmacêuticos, cosméticos, de higiene e limpeza, entre outros.
Neste cenário, foi elaborado o projeto Brasil Pack Trends 2020, que visa oferecer este tipo de informação ao setor produtivo de forma gratuita, como um instrumento de apoio ao processo de inovação nas empresas. O estudo aponta que os fatores que moldam o mercado de embalagens geram alterações nos comportamentos tradicionais de consumo, resultando em um novo perfil de consumidor. Essas transformações trazem desafios e oportunidades para as empresas ao longo da cadeia produtiva, promovendo o desenvolvimento de novas soluções para atender às demandas emergentes.
O Brasil Pack Trends 2020 apresenta o quadro geral das tendências que se manifestam no setor de embalagens, construído a partir da coleta de informações de fontes especializadas, as quais foram analisadas e sistematizadas pela equipe de profissionais experientes do mercado e pesquisadores do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).
Na execução do projeto Brasil Pack Trends 2020 foram estudados diversos relatórios sobre tendências, com diferentes abordagens e propósitos.
Por meio de análise comparativa, foram identificadas as tendências comuns destacadas nos diversos documentos analisados, que foram classificadas em cinco grandes grupos denominados macrotendências de embalagem. A criação dessas cinco
macrotendências visa oferecer um quadro de referência para a análise das tendências e inovações no setor, de forma mais organizada e sistêmica.
Confira o quadro abaixo:
Os autores do Brasil Pack Trends 2020 concluíram que o consumidor passou a valorizar a conveniência e simplicidade nas embalagens. Isso se reflete em várias tendências, como o aumento do uso de embalagens fáceis de abrir, transportar e armazenar, bem como aquelas que facilitam o consumo direto do produto. A busca por soluções práticas é impulsionada por um estilo de vida cada vez mais agitado, em que o consumidor prefere opções que economizem tempo e ofereçam facilidade de uso.
“Princípios do design universal devem ser aplicados à embalagem: uso conveniente, intuitivo e simples; informação discernível; design gráfico e estrutural; utilização equitativa, ou seja, a embalagem deverá ser utilizada por pessoas com diferentes capacidades”, apontam os autores do estudo.
Embora presentes em grande parte dos produtos, a fácil abertura e o refechamento continuam sendo tendências no setor de embalagens.
Os consumidores procuram produtos que consigam agregar praticidade com foco no momento do consumo, com facilidade no preparo e minimizando o uso de copos, talheres e outros utensílios.
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