4C Carbon Footprint

Verifique e reduza as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) nas cadeias produtivas do café, desde a produção agrícola até a torrefação.

A agricultura contribui com uma parte significativa nas emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE). E como parte integrante e significativa está a produção do café verde e toda a sua cadeia produtiva devido ao uso de fertilizantes sintéticos, transporte, uso de maquinários em sua colheita, entre outros.

Esse novo complemento possui a proposta de obter o conhecimento desses valores gerados através do cálculo das emissões de gases de efeito estufa para o cultivo de café e para toda a cadeia de abastecimento, para que, posteriormente, seja criado medidas de mitigação e compensação da emissão dos GEE.

Em resumo, o complemento Carbon Footprint avalia os valores de GEE gerados, o processo de mitigação e sua compensação. Cada um desses pontos é avaliado através de uma lista de verificação dividida em três graus de conformidade, de acordo com o nível de implementação da unidade.

Níveis de implementação

A metodologia é adotada em quatro níveis básicos de implementação, possibilitando implementar o complemento de forma gradual e em diferentes configurações da cadeia de valor do café.

Nível 1 – É proposto o cálculo de emissões de GEE no nível da Unidade 4C, permitindo que as unidades 4C certificadas vendam café verde com a pegada de carbono. Atendimento do nível um de conformidade da lista de verificação.

Nível 2 – Nesse nível, a medição das emissões de GEE contempla também a cadeia de abastecimento, além da Unidade 4C. Atendimento ao nível 1 de conformidade da lista de verificação.

Nível 3 – O foco desse nível é a redução das emissões de GEE. As unidades certificadas nos níveis 1 ou 2 implementam medidas para reduzir as emissões conforme o Plano de Melhoria que deve ser desenvolvido. As unidades podem vender o café como Café 4C Climate Friendly. Nesse momento, além do nível 1 de conformidade, se aplica o nível 2 de conformidade da lista de verificação.

Nível 4 – As unidades certificadas podem vender o café como 4C Climate Neutral Coffee. Nesse nível, o assunto abordado é a compensação do carbono que não pode ser eliminado pelas medidas de redução nos níveis anteriores. As medidas de redução são compensadas através da contribuição para projetos de carbono qualificados.  O nível de conformidade passa a ser o nível 3.

Por que certificar 4C Carbon Footprint?

  • Atender à crescente demanda do consumidor por café de origem sustentável e informações transparentes e confiáveis sobre a pegada de carbono.
  • Verificar e reduzir as emissões de GEE nas cadeias produtivas do café, desde a produção agrícola até a torrefação.
  • Estar em alinhamento com o guia da Science Based Target Initiative (SBTi) e a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5°C.

Por que escolher a QIMA/WQS para a certificação 4C Carbon Footprint?

  • Nossa equipe, com mais de 30 anos de experiência na cadeia de suprimentos da indústria de alimentos, está pronta para entregar soluções de qualidade ponta a ponta para o seu negócio.
  • Especializada na área de alimentos, a QIMA/WQS conta com estrutura projetada para iniciar o seu atendimento com rapidez e disponibilidade para esclarecer qualquer dúvida que possa aparecer ao longo do caminho.
  • Auditores locais experientes e aprovados para vários programas, especializados em todas as áreas de qualidade e segurança dos alimentos.
  • Mais de 9.000 clientes satisfeitos em todas as etapas da cadeia alimentar são a prova da qualidade, dedicação e sucesso oferecidos pela QIMA/WQS.