Certificações de Bem-estar Animal em bovinos de leite QIMA/WQS: Bom para as vacas e para os produtores

A certificação oferece um adicional para confirmação de segurança e confiança, que garante aos clientes e parceiros que seus produtos foram inspecionados ao longo de todo o processo de produção.

A Cargill é uma empresa que oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Juntamente com produtores rurais, clientes, governos e comunidades, ela ajuda pessoas e empresas a prosperarem com aplicação de ideias há mais de 155 anos. No Brasil, a empresa desde 1965, mantendo seu propósito de melhorar a segurança dos alimentos e progredir com inovações do sistema alimentar. Para isso, ela fortalece diariamente a parceria com a cadeia produtiva, com uma atuação ética e com qualidade em todos os processos.

A Nutron é a marca que responde pela divisão de nutrição animal da Cargill no Brasil. Líder em soluções de produção do segmento, a Nutron atua desde 1995 em conexão direta com as demandas do produtor, levando qualidade e cuidados para contribuir com o êxito nos negócios de cada cliente.

E a empresa sabe que, para alcançar esse objetivo, é necessário implementar certificações e selos de qualidade que possam atestar a segurança de todo o processo de produção, desde a entrega do produto até a mesa do consumidor final.

Estudo de Caso

Em busca de uma certificadora independente e com propósitos semelhantes em termos de qualidade e compromissos com a sociedade e com o produtor rural, a Nutron/Cargill uniu forças com a QIMA/WQS para colocar em ação um projeto de apoio técnico e certificação de bem-estar animal, especificamente direcionado para o setor de bovinocultura leiteira.

O desafio

A Nutron/Cargill tinha um grande desafio interno: fortalecer um propósito, uma mudança de mindset dentro da indústria, inclusive entre as fazendas mais eficientes. Hoje, o pensamento da empresa é o de que não dá para resumir a atuação apenas a vender produtos, é preciso implementar um programa coeso que, de forma independente e sustentável, possa melhorar a produção nas fazendas e ajudá-las a conquistar melhores índices produtivos.

Ademais, havia a necessidade de fomentar no mercado a certificação, que vai além da comprovação rigorosa de excelência e qualidade na produção de leite. Era importante refletir com esse público sobre o papel das auditorias realizadas e como elas transformam o processo produtivo.

O processo

A QIMA/WQS apresentou uma proposta diferenciada que contemplava as auditorias com uma visão não focada somente na melhoria de produção com respeito ao animal, mas também no aperfeiçoamento de processos adotados pelo produtor. Para a Nutron/Cargill, esse passo de aprimoramento era essencial, uma vez que as empresas concorrentes não costumam levar esse importante fator em consideração e isso está conectado com um dos principais valores da empresa: fazer a coisa certa!

Em um primeiro momento, uma parte do processo de verificação independente da QIMA/WQS foi analisar o cumprimento dos requisitos para a certificação do bem-estar animal. A amostragem foi feita com a avaliação do rebanho através de uma metodologia direcionada, onde um número de animais dentro de suas categorias e grupos específicos foram pontuados para gerar uma estimativa de prevalência de vários pontos críticos. As categorias avaliadas foram definidas com base no risco para cada ponto de atenção com base em dados da literatura científica, metodologia CowSignals® e diretrizes de auditoria da PAACO (Professional Animal Auditor Certification Organization). O objetivo desse tipo de amostragem é estimar com precisão o predomínio de um problema no rebanho e focar na parcela em risco.

Os pontos de atenção avaliados por categoria de animal foram: escore de locomoção do rebanho, condição de higiene, condição corporal, lesões de pernas, rabos ou caudas quebradas, até a avaliação da qualidade de água, cama, conforto térmico e manejo dos animais em geral, que também inclui embarque, desembarque e animais doentes e/ou hospitalizados.

Avaliação e implementação

As auditorias foram realizadas por um profissional devidamente certificado pela PAACO, o qual efetuou uma avaliação presencial detalhada da propriedade, definida como “Auditoria de Certificação ou Recertificação”, abrangendo a verificação de documentos, o modelo de gestão adotado, e a observação direta dos animais do rebanho e do pessoal envolvido. Os colaboradores foram entrevistados quanto às funções, responsabilidades, atividades diárias e treinamentos.

A certificação oferece um adicional para confirmação de segurança e confiança, que garante aos clientes e parceiros que seus produtos foram inspecionados ao longo de todo o processo de produção.

Para a Nutron/Cargill, a facilidade da comunicação com a equipe da QIMA/WQS foi um dos pontos positivos, envolvendo a segurança em compartilhar ideias, discutir problemas e chegar a soluções em conjunto. Além disso, a padronização e a metodologia facilitaram e asseguraram toda a jornada. Foi apresentada uma linha de trabalho muito simples e clara de como a Nutron/Cargill e seus fornecedores deveriam atuar, elucidando cada parte do processo, incluindo os custos.

Com a certificação, foi implementado também o selo de bem-estar animal que as fazendas certificadas poderão fazer uso nas embalagens dos seus produtos. O propósito do selo é manter uma comunicação direta com o consumidor final, mostrando que o produto adquirido cumpriu rigorosos critérios de avaliação e está em conformidade com os protocolos relacionados à qualidade de vida dos animais.

Resultados

Meses atrás, a Nutron/Cargill apresentou internamente o lançamento do selo de bem-estar animal nos produtos dos fornecedores e foi um sucesso! Segundo a empresa, o êxito se deu graças aos pontos embasados da auditoria, ou seja, uma inspeção que pontua tudo que os produtores precisam e presta o suporte necessário antes da realização dessa análise. 

“Indico a QIMA/WQS pela equipe que tem se mostrado muito disponível para resolução de problemas, não só no quesito profissional e de prestação de serviço, mas no suporte completo para qualquer imprevisto ou problema que se possa ter durante o processo! Além disso, a equipe tem uma grande sinergia entre a produção e o bem-estar animal, com uma visão ampla no produtor e na indústria, trazendo sempre soluções e ideias mais sólidas sobre a certificação desde o primeiro contato”, afirmou Alexandre Pedroso, Consultor Técnico Nacional de Bovinos de Leite da Nutron e CowSignals certified Master.

O passo seguinte, dentro de alguns meses, é que a certificação e todo seu processo de execução seja compartilhado com o mercado e com o consumidor final.