Rastreando o caminho: A certificação de Cadeia de Custódia como pilar essencial para um futuro responsável

O Padrão Cadeia de Custódia GLOBALG.A.P. (CoC) é uma ferramenta essencial para garantir a integridade do produto, desde a exploração agrícola até o consumidor final, reduzindo o risco de fraude alimentar e permitindo uma resposta rápida caso surjam problemas.

A norma identifica o status do produto em todo o processo, estabelecendo requisitos rigorosos para o manuseio e para a segregação, adequados aos produtos certificados e não certificados nas unidades de processamento. Além disso, qualquer empresa envolvida nas ações de manufatura, reembalagem, divisão de embalagens, rotulagem, corte ou adição de outros componentes de base agrícola ao produto, pode obter a certificação de Cadeia de Custódia.

Tal certificação é essencial para todos essencial para os integrantes da cadeia de suprimentos que operam com GLOBALG.A.P., desde packing houses, que manipulam o produto, aos comercializadores e varejistas. As empresas que recebem produtos de uma fonte certificada e desejam vendê-los como tal precisam da certificação CoC, que garante que qualquer produto declarado como certificado GLOBALG.A.P. seja proveniente de fazendas certificadas pelo órgão.

“A certificação de Cadeia de Custódia do GLOBALG.A.P. é essencial para assegurar a rastreabilidade dos produtos ao longo de toda a cadeia”, afirma Helen Prosdocini, Technical Director of Sustainability and Agriculture na QIMA WQS. “Eu acredito que essa transparência é vital para construir a confiança dos consumidores e fortalecer o compromisso com práticas sustentáveis e seguras”, complementa Helen, que explica também que a certificação CoC não aborda diretamente questões sociais e ambientais, “porém, ao garantir a rastreabilidade da cadeia de suprimentos, contribui para assegurar que práticas responsáveis foram implementadas na fazenda de origem”.

Essa rastreabilidade permite que os compradores tenham confiança de que os produtos estão alinhados a padrões que respeitam tanto o meio ambiente quanto as condições de trabalho, mesmo que esses aspectos não sejam diretamente monitorados pela certificação. Portanto, o padrão garante uma cadeia contínua na qual os produtos certificados são identificáveis e rastreáveis, oferecendo alto nível de integridade e transparência para maior segurança aos seus clientes e agregando valor ao produto e a marca perante o mercado.

Por que certificar GLOBALG.A.P. Cadeia de Custódia?

  • Transmitir para as suas vendas o valor agregado da certificação GLOBALG.A.P. dos produtos adquiridos de terceiros.
  • Garantir a transparência e organização para os seus clientes no varejo e demais elos da cadeia produtiva.
  • Ter a sua operação avaliada através de um dos principais sistemas de certificação de um dos principais sistemas de certificação.
  • Possibilitar a rotulagem dos produtos certificados com as informações da certificação GlobalG.A.P. através da iniciativa do selo GGN.
  • Obter acesso a novos clientes, mercados, fornecedores e distribuidores locais e globais.
  • Reduzir os riscos de reputação associados à segurança de alimentos e produtos.

 

O que foi atualizado na certificação GLOBALG.A.P. CoC?

Com o novo modelo, alterações e atualizações foram feitas no que se refere ao Regulamento Geral de CoC (GR) e aos Pontos de Controle CoC e Critérios de Conformidade (PCCCs).

Atualizações do Regulamento Geral do CoC:

  • Alinhamento com a versão atual do IFA 6, no que respeita à linguagem e estilo.
  • Esclarecimento da definição de subcontratado.
  • Esclarecimento sobre a definição de produtos mistos.
  • Entendimento dos critérios de amostragem de lojas de retalho e cadeias de restaurantes.
  • Requisitos dos centros de distribuição das lojas de varejo, o que inclui a necessidade de certificação CoC para os centros de distribuição das lojas de varejo ao vender produtos com alegação GLOBALG.A.P. a outras empresas fora da rede de lojas.
  • Esclarecimento da certificação GLOBALG.A.P para subcontratados.
  • Para frutas e legumes, a definição do âmbito de aplicação inclui agora produtos que são processados. O processamento pode ser corte, laminagem, corte, congelamento, e/ou congelamento rápido (IQF), na medida em que o produto original permanece visivelmente reconhecível.
  • Novos campos adicionados no modelo de certificado CoC em papel, que inclui o número do certificado GLOBALG.A.P. e uma lista de subcontratados de alto risco.


Atualizações nos Pontos de Controle e Critérios de Conformidade:

  • Alterações na estrutura (ordem de alguns pontos).
  • Abordagem aos requisitos de balanço de massas.
  • Abordagem da comunicação aos OCs de novos subcontratados.
  • Abordagem da utilização da etiqueta GGN (GGN Label).
  • Duas novas recomendações abordando objetivos relacionados com perdas alimentares e os e redução de resíduos.
  • Esclarecimento sobre o procedimento de validação de fornecedores, em que apenas o GGN, ou CoC dos fornecedores diretos precisam de ser incluídos (ou seja, aqueles a quem a empresa está a comprar os produtos).
  • Clarificação de que a exigência de rastreabilidade utilizando o método de identidade preservada e o método de segregação é aplicável a todos os tipos de produtos.
  • Fusão dos requisitos relacionados com a rotulagem dos produtos num único ponto de controle.
  • Alinhamento com os requisitos de aquacultura IFA v6.
  • Compreensão dos pontos de controle para lojas de varejo e cadeias de restaurantes através da criação de grupos de pontos de controlo aplicáveis a cada área do varejo ou do grupo de cadeias de restaurantes (por exemplo, escritório central, centro de distribuição de lojas e restaurante).

 

Qual a novidade mais significativa validada no GLOBALG.A.P. CoC 6.1?

A principal novidade da versão 6.1 do GLOBALG.A.P. CoC é o fortalecimento das medidas para garantir a integridade da cadeia de suprimentos. Agora, todos os fornecedores dentro da cadeia, desde a produção até o manuseio de produtos a granel ou embalados, precisam estar certificados sob este padrão. A exigência inclui a obrigatoriedade de certificação para centros de distribuição de varejo que vendem produtos com a alegação de certificação GLOBALG.A.P., garantindo maior transparência e rastreabilidade dos produtos vendidos​.