A norma identifica o status do produto em todo o processo, estabelecendo requisitos rigorosos para o manuseio e para a segregação, adequados aos produtos certificados e não certificados nas unidades de processamento. Além disso, qualquer empresa envolvida nas ações de manufatura, reembalagem, divisão de embalagens, rotulagem, corte ou adição de outros componentes de base agrícola ao produto, pode obter a certificação de Cadeia de Custódia.
Tal certificação é essencial para todos essencial para os integrantes da cadeia de suprimentos que operam com GLOBALG.A.P., desde packing houses, que manipulam o produto, aos comercializadores e varejistas. As empresas que recebem produtos de uma fonte certificada e desejam vendê-los como tal precisam da certificação CoC, que garante que qualquer produto declarado como certificado GLOBALG.A.P. seja proveniente de fazendas certificadas pelo órgão.
“A certificação de Cadeia de Custódia do GLOBALG.A.P. é essencial para assegurar a rastreabilidade dos produtos ao longo de toda a cadeia”, afirma Helen Prosdocini, Technical Director of Sustainability and Agriculture na QIMA WQS. “Eu acredito que essa transparência é vital para construir a confiança dos consumidores e fortalecer o compromisso com práticas sustentáveis e seguras”, complementa Helen, que explica também que a certificação CoC não aborda diretamente questões sociais e ambientais, “porém, ao garantir a rastreabilidade da cadeia de suprimentos, contribui para assegurar que práticas responsáveis foram implementadas na fazenda de origem”.
Essa rastreabilidade permite que os compradores tenham confiança de que os produtos estão alinhados a padrões que respeitam tanto o meio ambiente quanto as condições de trabalho, mesmo que esses aspectos não sejam diretamente monitorados pela certificação. Portanto, o padrão garante uma cadeia contínua na qual os produtos certificados são identificáveis e rastreáveis, oferecendo alto nível de integridade e transparência para maior segurança aos seus clientes e agregando valor ao produto e a marca perante o mercado.
Com o novo modelo, alterações e atualizações foram feitas no que se refere ao Regulamento Geral de CoC (GR) e aos Pontos de Controle CoC e Critérios de Conformidade (PCCCs).
Atualizações do Regulamento Geral do CoC:
A principal novidade da versão 6.1 do GLOBALG.A.P. CoC é o fortalecimento das medidas para garantir a integridade da cadeia de suprimentos. Agora, todos os fornecedores dentro da cadeia, desde a produção até o manuseio de produtos a granel ou embalados, precisam estar certificados sob este padrão. A exigência inclui a obrigatoriedade de certificação para centros de distribuição de varejo que vendem produtos com a alegação de certificação GLOBALG.A.P., garantindo maior transparência e rastreabilidade dos produtos vendidos.
Obrigada - Sua solicitação foi enviada.
Retornaremos para você em breve.
Voltar
This site is protected by copyright and trademark laws under US and international law. |
QIMA WQS © 2025 |