Certificações de Café

Como ferramenta para atingir as expectativas do mercado, os cafeicultores estão buscando certificações que, através da normatização, asseguram a qualidade do produto, segurança e rastreabilidade.

A condição de sustentabilidade vem sendo valorizada cada vez mais, e não seria diferente para o mercado cafeeiro. Saber a origem do produto e ter a garantia de que, ao longo de toda a cadeia produtiva (que vai desde a produção do café no campo até a comercialização) houve a promoção de práticas sustentáveis, respeitando o meio ambiente e o bem-estar das pessoas envolvidas em todo esse processo, é o grande ideal de um consumo consciente. Como consequência dessa conscientização, o número de empresas adotando práticas eficientes, com transparência econômica e responsabilidade social e ambiental, vem em um fluxo crescente.

Com consumidores atentos a todos os fatores que envolvem um produto, e tendo o Brasil como maior produtor e exportador de café do mundo, é primordial que a indústria cafeeira esteja alerta quanto as exigências do mercado e seja capaz de acompanhá-las. Como ferramenta para atingir as expectativas desse mercado, os cafeicultores estão buscando as certificações e verificações, que através da normatização asseguram a qualidade do produto, segurança e rastreabilidade. 

O papel da QIMA/WQS na cadeia produtiva de café

A QIMA/WQS está em posição privilegiada e altamente preparada para ajudar sua empresa, valorizando e estimulando a produção sustentável e prestando esclarecimentos através de treinamentos. Uma vez que a norma mais adequada seja escolhida, nossa equipe de auditores irá verificar se sua companhia está seguindo os critérios de sustentabilidade e, em caso afirmativo, irá atestar que sua empresa atende a todos os protocolos.   

Reconhecida internacionalmente, A QIMA/WQS oferece serviços de auditoria, inspeção, treinamento e certificação alinhados com a sustentabilidade e facilmente ajustáveis ao seu modelo e estratégia de negócio.

Programas de Certificações e Verificações para o mercado de café

Café 4C: Programa que visa a melhoria gradual das condições sociais, econômicas e ambientais da produção e processamento do café. O programa conta com três níveis de conformidade que permite a melhoria contínua dos produtores certificados.

C.A.F.E. Practices: Programa de verificação desenvolvido pela Starbucks em parceria com a Conservation International, que avalia as fazendas e seus locais de processamento e armazenagem de acordo com os critérios de responsabilidade econômica e social, liderança ambiental e qualidade do produto, visando sempre a melhoria contínua.

Rainforest Alliance: Programa de certificação que se propõe a criar um mundo mais sustentável, através de suas Normas de Agricultura Sustentável, com requisitos para agricultura e cadeia de suprimentos.

ABIC: Focado na pureza, na qualidade e na sustentabilidade do café, as boas práticas de fabricação são verificadas por uma certificadora credenciada pela ABIC, de forma presencial ou remota. Os requisitos são avaliados com notas que vão de 1 a 5, sendo necessária uma média igual ou superior a 3 para a certificação ser concedida. As exigências são baseadas na legislação vigente, que englobam a rastreabilidade, condições de controle e higiene de seus processos e instalações. A qualidade do produto é avaliada através de uma metodologia de análise sensorial.

Unidades Armazenadoras: Garantia da segurança do alimento, que atende ao padrão de qualidade e aos requisitos técnicos e obrigatórios estabelecidos pela IN 29/2011. A certificação é obrigatória para todas as Unidades Armazenadoras que prestam serviços remunerados para terceiros ou que depositam estoque públicos.

Selo Produto de São Paulo: Tem como proposta disponibilizar aos consumidores um café de qualidade diferenciada, condicionado à observância das leis de proteção ao meio ambiente, uso adequado do solo e água, de proteção a saúde pública e de segurança do trabalho para a produção agrícola ou de processamento industrial paulista. Instituído pela Lei nº 10.481/1999.

Por que certificar suas operações de café?

Para os produtores:

  • Proporcionar uma melhor gestão do negócio e abertura de novos mercados com valor agregado ao produto.
  • Aumentar o desempenho para o alcance de boas práticas agrícolas.
  • Atender a legislação do país.
  • Posicionar-se de forma responsável e sustentável para com o ambiente (solos, água, controle nas emissões de gases e desperdícios).
  • Aumentar os ganhos de produtividade.

Para os comerciantes:

  • Fornecimento responsável.
  • Conformidade com as legislações aplicável.
  • Rastreabilidade da produção.

Para a sociedade:

  • Produzir café sem comprometer a capacidade das gerações futuras.
  • Bem-estar do trabalhador.
  • Garantir uma reputação associada à transparência e sustentabilidade, enviando uma mensagem de qualidade aos consumidores e produtores.

Por que escolher a QIMA/WQS para certificar sua cadeia produtiva de café? 

  • Nossa equipe conta com mais de 30 anos de experiência na cadeia de suprimentos da indústria de alimentos e está pronta para entregar soluções de qualidade ponta a ponta para o seu negócio.
  • Especializada na área de alimentos, com estrutura projetada para iniciar o seu atendimento com rapidez e disponibilidade para esclarecer qualquer dúvida que possa aparecer ao longo do caminho.
  • Auditores locais experientes e aprovados para vários programas, especializados em todas as áreas de qualidade e segurança dos alimentos.
  • Mais de 9.000 clientes satisfeitos em todas as etapas da cadeia alimentar são a prova da qualidade, dedicação e sucesso oferecidos pela QIMA/WQS