A condição de sustentabilidade vem sendo valorizada cada vez mais, e não seria diferente para o mercado cafeeiro. Saber a origem do produto e ter a garantia de que, ao longo de toda a cadeia produtiva (que vai desde a produção do café no campo até a comercialização) houve a promoção de práticas sustentáveis, respeitando o meio ambiente e o bem-estar das pessoas envolvidas em todo esse processo, é o grande ideal de um consumo consciente. Como consequência dessa conscientização, o número de empresas adotando práticas eficientes, com transparência econômica e responsabilidade social e ambiental, vem em um fluxo crescente.
Com consumidores atentos a todos os fatores que envolvem um produto, e tendo o Brasil como maior produtor e exportador de café do mundo, é primordial que a indústria cafeeira esteja alerta quanto as exigências do mercado e seja capaz de acompanhá-las. Como ferramenta para atingir as expectativas desse mercado, os cafeicultores estão buscando as certificações e verificações, que através da normatização asseguram a qualidade do produto, segurança e rastreabilidade.
A QIMA/WQS está em posição privilegiada e altamente preparada para ajudar sua empresa, valorizando e estimulando a produção sustentável e prestando esclarecimentos através de treinamentos. Uma vez que a norma mais adequada seja escolhida, nossa equipe de auditores irá verificar se sua companhia está seguindo os critérios de sustentabilidade e, em caso afirmativo, irá atestar que sua empresa atende a todos os protocolos.
Reconhecida internacionalmente, A QIMA/WQS oferece serviços de auditoria, inspeção, treinamento e certificação alinhados com a sustentabilidade e facilmente ajustáveis ao seu modelo e estratégia de negócio.
Café 4C: Programa que visa a melhoria gradual das condições sociais, econômicas e ambientais da produção e processamento do café. O programa conta com três níveis de conformidade que permite a melhoria contínua dos produtores certificados.
C.A.F.E. Practices: Programa de verificação desenvolvido pela Starbucks em parceria com a Conservation International, que avalia as fazendas e seus locais de processamento e armazenagem de acordo com os critérios de responsabilidade econômica e social, liderança ambiental e qualidade do produto, visando sempre a melhoria contínua.
Rainforest Alliance: Programa de certificação que se propõe a criar um mundo mais sustentável, através de suas Normas de Agricultura Sustentável, com requisitos para agricultura e cadeia de suprimentos.
ABIC: Focado na pureza, na qualidade e na sustentabilidade do café, as boas práticas de fabricação são verificadas por uma certificadora credenciada pela ABIC, de forma presencial ou remota. Os requisitos são avaliados com notas que vão de 1 a 5, sendo necessária uma média igual ou superior a 3 para a certificação ser concedida. As exigências são baseadas na legislação vigente, que englobam a rastreabilidade, condições de controle e higiene de seus processos e instalações. A qualidade do produto é avaliada através de uma metodologia de análise sensorial.
Unidades Armazenadoras: Garantia da segurança do alimento, que atende ao padrão de qualidade e aos requisitos técnicos e obrigatórios estabelecidos pela IN 29/2011. A certificação é obrigatória para todas as Unidades Armazenadoras que prestam serviços remunerados para terceiros ou que depositam estoque públicos.
Selo Produto de São Paulo: Tem como proposta disponibilizar aos consumidores um café de qualidade diferenciada, condicionado à observância das leis de proteção ao meio ambiente, uso adequado do solo e água, de proteção a saúde pública e de segurança do trabalho para a produção agrícola ou de processamento industrial paulista. Instituído pela Lei nº 10.481/1999.
Para os produtores:
Para os comerciantes:
Para a sociedade:
Obrigada - Sua solicitação foi enviada.
Retornaremos para você em breve.
Voltar
This site is protected by copyright and trademark laws under US and international law. |
QIMA WQS © 2025 |