O confinamento de bovinos de corte possibilita o aumento da eficiência produtiva do rebanho, com redução da idade de abate, melhor acabamento de carcaça e, consequentemente, maior rendimento, obtendo-se alto retorno financeiro, quando realizado com critério e eficácia. Essas vantagens, aliadas ao bem-estar animal, influem positivamente nas características do produto final.
Tendo em vista a importância da qualidade de vida dos animais para o seu desempenho e considerando que o confinamento pode ser um ambiente desafiador, principalmente num primeiro momento, já que estão adaptados a uma vida a pasto, é essencial que alguns cuidados sejam adotados. Dentre estes, os mais favoráveis são: o ajuste do gado à nova dieta e ao uso do cocho, os horários de fornecimento diário de ração, a limpeza periódica dos comedouros e bebedouros, a lotação adequada, a disponibilidade de sombra, a realização de ronda sanitária diariamente, a observação do grau de sujidade dos animais e o contato mais direto com os humanos. Para isso, a capacitação e o treinamento dos colaboradores envolvidos nessas atividades devem ser constantes, a fim de estarem aptos ao manejo e serem capazes de observar e entender os bovinos para manter o bom grau de bem-estar e elevar a produtividade. Tais pontos são determinantes para caracterizar uma produção humanitária e rentável.
A auditoria é constituída de critérios principais, que são requisitos avaliados no campo, tendo influência direta no Bem-estar dos Animais. Esses são divididos em: -
Já os critérios secundários são os requisitos avaliados na parte documental, mediante protocolos descritos e registros comprobatórios do confinamento.
O Programa possui três níveis de certificação, sendo ouro, prata e bronze.
O confinamento deve obter uma pontuação mínima de conformidades nos critérios principais ≥ 70% para requisitos classificados na norma como “crítico”, “maior” e “menor”, independentemente do nível de certificação. Além disso, para obter a certificação Nível Ouro, obrigatoriamente, o confinamento deve ter mais de 50% dos currais com disponibilidade de sombra; Nível Prata de 25 a 50% dos currais com disponibilidade de sombra; e Nível Bronze, menos de 25%, incluindo nenhuma disponibilidade de sombra.
Durante a auditoria, não podem ser identificados itens classificados como atos intencionais de abuso ou negligência, uma vez que resultará em falha automática da mesma. No caso de não-conformidades intituladas como críticas, deverão ser imediatamente interrompidas, quando aplicável, além de apresentar um plano de ação com medidas corretivas. Já os requisitos secundários não influem na decisão de certificação.
A Certificação de Bem-estar Animal traz diversos benefícios para os envolvidos, incluindo:
Obrigada - Sua solicitação foi enviada.
Retornaremos para você em breve.
Voltar
This site is protected by copyright and trademark laws under US and international law. |
QIMA WQS © 2024 |