O padrão IFA apoia uma agricultura segura e sustentável, e sua certificação demonstra o compromisso do produtor em implementar e manter práticas agrícolas seguras, o que ajuda a aumentar o acesso a fabricantes e varejistas globais que exigem certificação reconhecida pelo Global Food Safety Initiative (GFSI) e baseada nas Boas Práticas Agrícolas (GAPs).
Com este modelo, os produtores podem ser certificados em diferentes finalidades agrícolas, em uma única auditoria, cobrindo práticas de produção específicas de acordo com o tipo de produto. Os escopos se dividem em: Plantas, com a categoria de produtos Frutas e Vegetais, Lúpulo e Flores e Ornamentais e o escopo de Aquacultura com a categoria de produtos peixes, crustáceos, moluscos e macroalgas.
Os referenciais da organização oferecem vários benefícios aos produtores que, de modo geral, são capazes de garantir os princípios de responsabilidade ambiental aos compradores, além de ampliar as chances de expansão dos negócios ao agregar mais valor à marca no mercado.
Com a nova versão, lançada oficialmente em 26 de abril de 2022 e documentada em 29 de setembro do mesmo ano, é possível aprimorar, simplificar e ampliar todo o setor, de modo que se discuta mais a respeito das abordagens de agricultura sustentável. Além disso, pela primeira vez, o padrão se apresenta disponível em duas edições paralelas: o IFA v6 Smart, apropriado para a maioria dos produtores, e o IFA V6 GFS, para aqueles que exigem reconhecimento GFSI.
É esperado que o Organismo de Certificação:
Para os produtores, o lançamento da nova versão do GLOBALG.A.P. pretende atender as seguintes prerrogativas:
Diante de todas as questões positivas da versão 6, o programa traz: produtos (IFA V6 e GRASP V2) mais aprimorados; possui o Audit Online Hub (AOH) e Serviço de Validação vinculados para melhorar a integridade dos certificados; atende requisitos de melhoria contínua e critérios ambientais mais fortes, com um novo complemento de biodiversidade, e a abordagem orientada ao Impacto expandida para outros setores; e conformidade, transparência e avaliação de todo o sistema de garantia. É mais eficiência, inteligência, sustentabilidade e integração para as práticas agrícolas.
Em linhas gerais, a nova versão do GLOBALG.A.P. apresenta:
Um critério notável é com relação aos módulos de certificação adicional. Os produtores que possuem GRASP, Nurture, SPRING, etc., terão de aderir, também, a estas novas versões. Como exemplo: os agricultores que necessitem do GRASP, terão de providenciar a versão 2 deste add-on, quando solicitarem o IFA V6.
A sustentabilidade ambiental é um dos principais focos do IFA V6. Embora alguns princípios e critérios tenham sido desenvolvidos com base nos pontos de controle e critérios de conformidade do IFA v5, alguns tópicos são novos ou mais rigorosos.
Com auditorias já disponíveis, o IFA v6 apresenta duas edições que podem ser implementadas para Plantas e Aquacultura.
O nome resultou da necessidade de diferenciar as duas últimas edições, uma vez que esta incorpora totalmente a visão GLOBALG.A.P. de soluções inteligentes para os próximos anos, com recursos: amplamente aplicáveis; voltados para as partes interessadas; contendo seis tópicos para práticas agrícolas responsáveis; e com listas de verificação personalizadas 100% orientadas para resultados.
Válido para: todos os produtores de flores e ornamentais, todos os produtores de lúpulo, produtores de frutas e vegetais que não exigem certificação com reconhecimento GFSI, e produtores de aquicultura que não exigem certificação com reconhecimento GFSI.
É aplicável para um menor número de produtores; impulsionado em grande parte pelos mercados dos EUA; também com seis tópicos para práticas agrícolas responsáveis; e adaptado para reconhecimento GFSI (não 100% orientado para resultados).
Válido para: produtores de frutas e vegetais que exigem certificação com reconhecimento GFSI (principalmente mercados dos EUA) e produtores aquícolas que exigem certificação com reconhecimento GFSI.
O GLOBALG.A.P. confirmou mais duas categorias de produtos no âmbito das plantas, para a versão 6 do padrão Integrated Farm Assurance (IFA): material de propagação vegetal e culturas combinadas (trigo, milho, aveia, feijão, amendoin, entre outras) , cujo primeiro período de consulta pública foi realizado de 23 de janeiro a 17 de março de 2023. Já o segundo período de submissão destes temas ocorreu até 22 de setembro de 2023. O conselho consultivo do GLOBALG.A.P. programou os documentos preliminares finais para o quarto trimestre de 2023.
Obrigada - Sua solicitação foi enviada.
Retornaremos para você em breve.
Voltar
This site is protected by copyright and trademark laws under US and international law. |
QIMA WQS © 2024 |