Entre os dias 08 e 10 de novembro, a cidade de Belo Horizonte sediou, novamente, uma das maiores feiras que promovem o café nacional para o Brasil e para o mundo: a Semana Internacional do Café. O objetivo deste evento é conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimentos e negócios. E, com tamanha importância para a agricultura e o comércio sustentáveis, a QIMA/WQS foi patrocinadora Standard desses 3 dias de conexões geradas com clientes e percepções a respeito do setor do café regional, nacional e internacional.
Sobre o evento
Realizado desde 2013 na capital mineira, por meio do Governo do estado, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e de instituições vinculadas, a SIC é um evento fundamental na promoção dos cafés brasileiros por integrar, em um mesmo ambiente, todos os elos do agronegócio da cafeicultura. Ele reúne desde grandes produtores de café e representantes de empresas que atuam em todas as etapas da cadeia produtiva de seleção, processamento e embalagem do grão, até grandes e pequenos empresários do setor, como, por exemplo, pessoas que estejam se preparando para abrir uma cafeteria. O evento conta ainda com a presença de agrônomos, mestres de torra, baristas e figuras representativas de setores complementares, como o de leites vegetais.
Oferecendo conteúdos importantes em forma de palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas para os profissionais desta agricultura e áreas afins, a Semana Internacional do Café colabora para conectar o produtor rural a grandes agentes da cadeia cafeeira, e para mostrar o valor dos nossos cafés e do importante trabalho do produtor rural mineiro.
Também aconteceram premiações importantes como: o Coffee of the Year 2023, o Campeonato Brasileiro de Barista, a competição de Torrefação do Ano e o título Espresso Design.
Hoje, o Brasil é o maior produtor de café no mundo e o segundo maior consumidor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, o grão lidera as exportações do setor agrícola de Minas Gerais, já que, só em 2022, o café mineiro alcançou 89 países, gerando um valor de US$ 6,9 bilhões com o envio de cerca de 28,5 milhões de sacas. Por isso, a SIC representa uma chance para o estado evidenciar, globalmente, a diversidade e a excelência de sua produção, impulsionando e da presença dos cafés mineiros em outros mercados.
Realizada no Expominas, em Belo Horizonte, no início deste mês de novembro, em parceria com o Sistema Faemg Senar, o Sebrae Minas e a Espresso&CO, a Semana Internacional do Café 2023 reuniu um público que ultrapassou 20 mil visitantes de mais de 30 países e que alcançou 55 milhões de reais em negócios, criando oportunidades para conexões e transações comerciais em todo o setor, reforçando que o Brasil é mesmo o país do café.
Com o tema central sendo: “Origens produtoras: uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”, esta 11ª edição fez referência ao atual cenário global, que leva em consideração práticas, produção e consumo sustentáveis em todos os setores. Por isso que melhorias constantes na qualidade do café, na expansão das possibilidades de negócios e nas contribuições com o desenvolvimento de uma cafeicultura mais sustentável e consciente são estratégias que foram tratadas na SIC 2023, visando fortalecer a identidade e a origem do café nacional, com foco na valorização e no esforço dos produtores. Isso fez com que o evento deste ano conectasse o que há de mais inovador no mercado de café, através da troca de conhecimento entre os líderes e os gestores da agricultura cafeeira.
Julio Zilio, Gerente Comercial da QIMA/WQS, compartilhou sua opinião a respeito da Semana Internacional do Café, ressaltando a grandiosidade deste evento para o setor cafeeiro. “Essa ocasião constituiu uma notável oportunidade para interagir com todos os envolvidos na cadeia produtiva do café, desde pequenos produtores até grandes exportadores. Além disso, participar desse evento nos permitiu apresentar nossos serviços de auditorias de certificação”, comentou ele.
Diante dos assuntos abordados e influentes participantes, a QIMA/WQS teve uma oportunidade única de conexão e compartilhamento das percepções e novidades da cadeia do grão. “Contemplar as tendências emergentes do mercado, especialmente nas áreas de sustentabilidade e de produtos, é essencial para orientar, eficazmente, as estratégias e ações da QIMA/WQS”, finalizou o gerente.
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