Dicas para implementar cultura de segurança de alimentos

Você está implementando uma cultura de segurança de alimentos para cumprir com a certificação ou requisitos legais, as dicas a seguir podem ser úteis.


Compromisso da gestão


A cultura de segurança de alimentos e a segurança de aliemntos começam no topo da organização e desce pelos níveis hierárquicos. Quando a administração faz da segurança de alimentos uma prioridade e dá o exemplo, os indivíduos em toda a organização também acreditam na cultura.




Estabeleça responsabilidades por função

A administração deve definir claramente as metas de cada membro quando se trata de segurança dos alimentos. Cada integrante deve ser treinado para fazer a sua parte, para que entendam que é uma mentalidade tanto quanto as tarefas que estão sendo realizadas para promover a segurança dos alimentos.




Comunicação Aberta e Abrangente

Uma cultura de segurança de alimentos evolui quando se fala dela. A gerência deve dizer aos membros por que a segurança dos alimentos é importante. Os valores centrais podem mudar com o tempo, portanto, comunicar a todos garantirá que cada pessoa esteja clara na direção. Essas mudanças podem envolver requisitos regulamentares, requisitos padrão ou incidentes.




Atribuição adequada de recursos

A administração precisará alocar recursos para promover uma cultura de segurança de alimentos. Depois que as políticas e os procedimentos estiverem em vigor, os membros da equipe devem ter acesso às ferramentas para realizar seu trabalho com eficiência. Sejam termômetros, produtos químicos para equipamentos de limpeza ou equipamentos de trabalho, e a administração deve apoiar a obtenção desses itens para que cada pessoa possa contribuir para a cultura de segurança de alimentos.




Monitoramento de Desempenho

Seja para desempenho positivo ou para melhoria, é necessária uma revisão do programa de cultura de segurança de alimentos. Isso pode ser feito internamente ou por uma empresa terceirizada. Mudanças devem ser feitas no programa quando necessário e comunicadas em todos os níveis da organização. Esta é a etapa em que você pode elogiar equipes ou indivíduos por fazerem a tarefa de segurança de alimentos corretamente.  




Capacidade de resposta e adaptabilidade ao feedback do cliente


Parte de uma cultura de segurança de alimentos é ser capaz de se adaptar a diferentes situações conforme elas ocorrem. Isso pode ser um recall ou uma reclamação do cliente. Uma organização deve ser capaz de se adaptar rapidamente a uma mudança repentina com base em um acontecimento, a equipe de gerenciamento desempenhará um papel fundamental para garantir que a organização se adapte às mudanças.




Melhoria contínua

Os membros da equipe devem realizar reuniões regulares para determinar o que pode ser melhorado. Comentários positivos e negativos devem ser bem-vindos e discutidos para ajudar a criar uma cultura de segurança de aliemntos mais forte.