De modo geral, Bem-estar Animal se refere ao estado do indivíduo durante as suas tentativas de se ajustar ao ambiente (Donald Broom/ 1986). Para avaliar o bem-estar do rebanho é necessário mensurar diferentes variáveis que interferem em suas vidas, como: livre de sede, fome e má nutrição; livre de desconforto; livre de dor, injúria e doença; livre para expressar seu comportamento normal e livre de medo.
A partir do século XXI, Bem-estar Animal passou a ser incluído como ferramenta para identificar as empresas que se posicionam de forma ética. Alguns exemplos são os índices de ações que incorporam os critérios de sustentabilidade, como o Dow Jones Sustainability Index e o FTSE4Good, nas bolsas de valores de Nova Iorque e Londres, respectivamente.
No Brasil, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi o primeiro nessa linha em bolsas de valores da América Latina. Com ele, a partir de 2018, o Bem-estar Animal passou a ser incluído nas avaliações das empresas.
Ampliando a questão, além da importância do tema em nível empresarial, visto que o bem-estar animal passou a ser valorizado no mercado de capitais, há a decisão de compra no varejo por consumidores que tem buscado por produtos mais sustentáveis e eticamente corretos.
A certificação de Bem-estar Animal cobre diferentes espécies:
O Selo de Bem-estar Animal se torna essencial para empresas que querem se diferenciar no mercado, tornar seus produtos competitivos, agregar valor ao produto e até mesmo atrair investidores. Ele comunica que a marca está preocupada com a questão e atesta que ela atua de acordo com padrões rigorosamente estabelecidos, garantindo um produto com responsabilidade ética e com melhor qualidade.
A PAACO (Professional Animal Auditor Certification) tem como missão promover o bem-estar animal por meio de treinamento de profissionais e certificação de auditoria, e hoje é reconhecida como autoridade na formação de auditores.
Em parceria com a PAACO, promovemos com exclusividade no Brasil e América Latina a formação de auditores que aplicam protocolos de bem-estar animal reconhecidos internacionalmente (NAMI: North American Meat Institute e NCC: National Chicken Council) para que as empresas interessadas tenham a oportunidade de evidenciar sua conformidade com os requerimentos e suas equipes sejam motivadas a promover a melhoria contínua de seus processos voltados ao bem-estar animal.
A QIMA/WQS através da certificação de Bem-estar Animal pode ajudá-lo a demonstrar sua conformidade por meio do cumprimento de requisitos nacionais e internacionais verificados em auditorias. Este projeto foi desenvolvido internamente e desenhado para avaliar os requisitos ligados ao bem estar dos animais em fazendas, no transporte e nos frigoríficos em todo mercado nacional.
Obrigada - Sua solicitação foi enviada.
Retornaremos para você em breve.
Voltar
This site is protected by copyright and trademark laws under US and international law. |
QIMA WQS © 2024 |